Home Saúde Início do período chuvoso: profissional de saúde dá dicas de prevenção contra viroses

Início do período chuvoso: profissional de saúde dá dicas de prevenção contra viroses

4 min read
0
0
19

Com a chegada do período chuvoso, que se estende de fevereiro até meados de maio, é importante redobrar os cuidados para evitar a propagação de viroses, principalmente as respiratórias e intestinais. Denizielle Moura, professora do curso de Enfermagem do Centro Universitário Fametro (Unifametro), orienta sobre como prevenir infecções e destaca a necessidade de atenção especial nessa época do ano.

Segundo a especialista, os principais cuidados para evitar a infecção estão relacionados à higiene pessoal, especialmente a lavagem das mãos e a higiene dos alimentos, com destaque para aqueles que serão consumidos in natura.

“Além disso, uma alimentação saudável, a prática de evitar contato próximo com pessoas doentes, o uso de máscara, a manutenção de ambientes arejados e a atualização da situação vacinal são medidas cruciais para a prevenção”, indicou Denizielle.

Para amenizar os sintomas, a profissional destaca a importância de manter uma boa hidratação com o aumento da ingestão de água, aliada a uma alimentação saudável e repouso adequado, contribuindo para fortalecer o sistema imunológico.

“É fundamental ressaltar que o tratamento deve ser prescrito por profissionais de saúde, que podem indicar o uso de analgésicos, antitérmicos e antieméticos, além de outras medicações conforme os sintomas apresentados”, ressaltou.

A professora alerta que os sintomas geralmente duram poucos dias em pessoas saudáveis, mas podem se complicar em bebês e indivíduos com doenças crônicas. Portanto, é crucial estar atento a sinais de alerta, como febre de difícil controle, presença de sangue nas fezes, perda de peso, fortes dores abdominais, sinais de desidratação e sintomas que não diminuem a intensidade.

 

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 1 =

Verifique também

Ceará registra abertura de mais de 100 mil pequenos negócios em 2023, revela Sebrae

O Ceará encerrou o ano de 2003 registrando a abertura de 105.740 pequenos negócios. É o qu…