Home Saúde Imunidade e aromaterapia: o uso de plantas como remédios naturais e seus benefícios

Imunidade e aromaterapia: o uso de plantas como remédios naturais e seus benefícios

3 min read
0
1
619

A utilização de plantas como remédios naturais é milenar, porém tem recebido maior atenção científica nos últimos anos, especialmente pela implantação da Política Nacional de Plantas Medicinais e da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Entre essas práticas complementares, inclui-se a aromaterapia.

Com os aromas dos óleos essenciais obtemos inúmeros benefícios terapêuticos, como por exemplo bem-estar físico e psicológico, auxilio no tratamento de doenças e morbidades diversas como alergias e inflamação. Além de tudo isso ainda é possível equilibrar as defesas do organismo com o efeito imunomodulatório.

De acordo com estudo realizado na Universidade Federal de Uberlândia, evidências apontam que os óleos essenciais podem agir na regulação de citocinas pró-inflamatórias, indução de marcadores anti-inflamatórios, imunoglobulinas e outras vias.

Os óleos essenciais, tem um resultado significativo no aumento da imunidade, pois eles tratam muitas doenças causadoras da baixa imunidade como estresse, insônia, depressão e doenças de pele. Além de muitos óleos essenciais serem fungicidas, anticépticos, tônicos, relaxantes e sedativos como a lavanda, o limão e a melaleuca.

Segundo a dra. Felícia Sarrassini, nutricionista e aromaterapeuta, muitos estudos já foram realizados com os óleos essenciais que confirmam a relação do uso de alguns produtos específicos com a melhora da imunidade, mas é importante o acompanhamento de um especialista para uma melhor eficácia e garantia de uso seguro.

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − dois =

Verifique também

Theatro Via Sul recebe espetáculo do Peter Pan

Uma aventura na Terra do Nunca: Acredite nos seus sonhos! Esse clássico ganhará uma montag…