Home Geral Imposto de Renda pode ajudar na luta contra o câncer infantil e apoiar Associação Peter Pan

Imposto de Renda pode ajudar na luta contra o câncer infantil e apoiar Associação Peter Pan

7 min read
0
0
188

Por meio da destinação do Imposto de Renda, a Associação Peter Pan mobiliza a população para apoiar a instituição e seus 16 projetos sociais. Já está aberto o período para declarar e o prazo segue até o dia 29 de abril deste ano. O contribuinte pode destinar até 3% do valor devido para a Peter Pan e, assim, apoiar a luta contra o câncer infantojuvenil.

A destinação do imposto de renda não se trata de uma doação direta, portanto não é despendido nenhum valor além daquele devido. Do montante que já seria normalmente pago à União, o equivalente a 3% deste valor pode ser destinado para uma causa muito nobre. Assim, a destinação não acarreta nenhum ônus fiscal para o contribuinte, pois trata-se de uma renúncia fiscal do Tesouro para um projeto social.

Outra vantagem é a garantia de que o valor destinado pelo cidadão será realmente utilizado por uma instituição séria e que empregará o recurso de forma responsável e transparente. A destinação possibilita a certeza que os valores arrecadados serão direcionados para contribuir no tratamento de crianças e adolescentes com câncer e o declarante pode acompanhar os resultados desse gesto humanitário.

Foto: Divulgação

Os recursos captados serão utilizados para manter os 16 programas sociais da instituição que acompanham o paciente e sua família desde a entrada no Centro Pediátrico do Câncer até o pós-tratamento. Mensalmente a Associação Peter Pan realiza cerca de 1.100 assistências sociais.

Em média, cada criança é beneficiada por 4 programas sociais, como a distribuição de cestas nutricionais, reformas e adaptações de casas, doação de cadeiras de rodas, realização de sonhos, apoio a viagens para a realização de tratamentos e procedimentos cirúrgicos em outros estados e diversas outras ações que têm proporcionado melhor qualidade de vida às crianças e aos seus familiares, como explica a Superintendente da instituição, Michele Holanda.

“Elevar o índice de cura e oferecer qualidade de vida aos pacientes e suas famílias faz parte da nossa missão e, para isto, precisamos continuar nossas frentes de trabalho, fazendo cada vez mais e melhor aos que mais precisam. O Imposto de Renda tem um papel fundamental na busca por esta realidade. O apoio da sociedade é imprescindível.”, enfatiza Michele Holanda.

Como destinar? 

Passo 1: Faça sua declaração normalmente e apure seu imposto de renda pelo formulário completo;

Passo 2: Após o preenchimento de todos os rendimentos tributáveis, acesse a Ficha da Declaração, clique no item “Doações Diretamente na Declaração – ECA” e clique no ícone Novo.

Passo 3: Escolha Estadual como Tipo de Fundo e em seguida selecione CE – Ceará como UF (Unidade da Federação). Na sequência o campo CNPJ será automaticamente preenchido pelo programa.

Passo 4: Observe no canto inferior direito o Valor Disponível para Doação. Então você copia esta quantia disponível para o campo Valor.

Passo 5: Agora clique em IMPRIMIR e emita a DARF em Doações Diretamente na Declaração – ECA.

Pague até a data de vencimento do documento para que seu gesto de solidariedade seja aceito pela Receita Federal.

Passo 6: IMPORTANTE! Depois de efetuar o pagamento envie uma cópia do DARF para doe@app.org.br ou (85) 9 9994-8171 (whatsapp), permitindo que a Associação Peter Pan acompanhe todo processo de sua destinação.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × quatro =

Verifique também

Inscrições para Enem 2024 começam nesta segunda-feira, dia 27 de maio

A inscrição é feita através da Página do Participante do Enem, com CPF do estudante e senh…