Home Saúde Hemoce é o primeiro hemocentro do NE a receber certificação internacional da Associação Americana de Avanços do Sangue e Bioterapias

Hemoce é o primeiro hemocentro do NE a receber certificação internacional da Associação Americana de Avanços do Sangue e Bioterapias

5 min read
0
0
102

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), conquistou, nesta quarta-feira (25), a acreditação da Association for the Advancement of Blood & Biotherapies (Associação Americana de Avanços do Sangue e Bioterapias, em tradução livre). O Programa de Acreditação da AABB é uma parceria com a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular que certifica os processos e os serviços de hemoterapia dos hemocentros com alto padrão de qualidade e garante melhor atendimento e segurança para doadores e pacientes. O equipamento cearense é o primeiro hemocentro do Nordeste a receber a acreditação da instituição americana.

Durante dois dias, os auditores da AABB e da ABHH visitaram a sede do Hemoce, em Fortaleza, para avaliar processos e serviços relacionados ao ciclo do sangue. Foram auditados setores das áreas técnicas de Hemoterapia (atendimento do doador, laboratórios, processamento e distribuição, dentre outros) e administrativos que dão suporte ao corpo técnico. “Nesses dias, nós certificamos a excelência dos serviços do Hemoce. Foram momentos muitos ricos porque, além de verificar os processos, a gente aprende muita coisa e, com certeza, vocês também nos ensinaram”, avaliou a auditora do Programa, Ana Paula Zanelli.

Critérios

Para receber a certificação, os hemocentros precisam apresentar normas e padrões que atendam aos critérios estabelecidos pela instituição americana. O selo reconhece que o Hemoce cumpriu os requisitos de organização, disponibilidade de recursos e equipamentos, relação com fornecedores e pacientes, controle de processos, documentos e registros, não conformidades e eventos adversos, segurança e ciclos de melhoria – seguindo regulações nacionais e internacionais.

Na região Nordeste, o Hemoce é o primeiro hemocentro a receber acreditação. “O Hemoce vem se preparando para este momento há quase dez anos. Os processos de todas as áreas passaram por melhorias ao longo do tempo para garantir o cumprimento dos rígidos padrões de segurança e qualidade definidos pela AABB. Esse esforço de todos os colaboradores do Hemoce se reflete na melhoria do atendimento à população cearense”, destaca a diretora de Hemoterapia do Hemoce, Denise Brunetta.

Para se tornar credenciado, uma instalação deve estar em conformidade com a edição atual dos padrões e cumprir outros requisitos de credenciamento. O programa de acreditação AABB/ABHH é internacionalmente reconhecido como um símbolo de qualidade, e as instalações que obtiveram a certificação são identificadas por fornecer produtos e serviços de excelência.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + dezessete =

Verifique também

Fortaleza tem alerta de perigo de chuvas intensas no feriado de Corpus Christi, diz Inmet

A previsão do instituto é que as cidades registrem chuvas e ventos intensos entre hoje (29…