Home Saúde Hemoce promove atividades alusivas ao Dia Mundial do Doador de Sangue e apresenta o mascote Hemocinho

Hemoce promove atividades alusivas ao Dia Mundial do Doador de Sangue e apresenta o mascote Hemocinho

6 min read
0
0
118

Em 14 de junho, celebra-se, em âmbito mundial, o Dia do Doador de Sangue. A data é tradicionalmente comemorada nos postos do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). Nesse sentido, uma programação está sendo preparada para parabenizar os voluntários e conscientizar mais pessoas acerca da importância de manter a regularidade do gesto.

Ao longo dos dias 14 e 15 de junho, a sede do Hemoce em Fortaleza ofertará diversos serviços. As atividades incluem massagem, corte de cabelo, barbearia, maquiagem, limpeza de pele, apresentações artísticas, além de ações promocionais.

Hemocinho

Na ocasião, o mascote Hemocinho será apresentado e interagirá com os presentes na instituição, situada no bairro Rodolfo Teófilo. O personagem possui formato de uma gota de sangue, símbolo da doação.

“Doar sangue é essencial para que a gente continue salvando vidas. Por meio da atitude solidária dos voluntários, atendemos mais de 480 unidades de saúde cearenses. O momento será importante para agradecer a solidariedade e proporcionar um momento especial”, informa Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.

Unidades do interior cearense

Nas unidades do Hemoce implantadas no interior do Ceará, nas cidades de Sobral, Crato, Juazeiro do Norte e Quixadá, os doadores também serão recebidos com iniciativas diferenciadas. Confira aqui as atividades previstas para todas as unidades.

Campanha de conscientização

Simultaneamente, durante o mês de junho, o Hemoce lançou uma nova campanha de sensibilização para a doação de sangue, cujo tema é Quantas vidas cabem em uma vida só?

A proposta, desenvolvida pelo Instituto Pró-Hemo, traz uma reflexão sobre quantas pessoas podem ser beneficiadas com um único gesto. O material, divulgado nas redes sociais do Hemoce, está disponível para compartilhamento.

Junho Vermelho

Incorporado à união de esforços, destaca-se o Junho Vermelho. Criada em 2015 pelo movimento Eu Dou Sangue, a ação surgiu para aumentar o número de doações neste período em que a adesão tende a ser menos expressiva em virtude das temperaturas tradicionalmente mais baixas em algumas regiões brasileiras. Por ser também um período de férias escolares, muitas famílias viajam, fato que contribui para aredução do estoquede sangue em alguns hemocentros.

Neste mês, diversos equipamentos públicos e privados no Estado estarão iluminados de vermelho, a exemplo do Alto do Cristo e da saída do Arco do Triunfo, em Sobral; da estátua do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte; das unidades do Vapt Vupt de ambos os municípios, além dos postos situados nos bairros Messejana e Antônio Bezerra, na capital cearense.

Doe Sangue

Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o Termo de Consentimento padrão assinado por pais ou responsável legal.

Para oferecer atendimento ágil, o Hemoce está recebendo doadores com hora marcada. Os voluntários podem agendar um horário pelo site doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de contato de cada unidade.

Em Fortaleza, as ligações podem ser feitas para (85) 3101-2305 ou (85) 9.9681-7597 (WhatsApp).

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + 13 =

Verifique também

Mutirão de limpeza de praias, lagos e parques acontece em Fortaleza e em mais 11 cidades

O mutirão tem a participação de voluntários e de parceiros comerciais da marca, como distr…