Home Agenda Estação das Artes inicia 2024 com programação para Dia de Reis e Feira Mais Vinil

Estação das Artes inicia 2024 com programação para Dia de Reis e Feira Mais Vinil

7 min read
0
0
19

No primeiro fim de semana de 2024, já tem atividades gratuitas para curtir as férias na Estação das Artes, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. A programação acontece neste sábado (6), Dia de Reis, com a XVI Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino 2023, e domingo (7), com Feira Mais Vinil, DJ Rafael Silveira e atividade infantil.

No sábado, o evento vai de 9h às 20h e marca o fim das atividades do Ciclo Natalino 2023, que trouxe como tema “Chegou, chegou, chegou – Mestre Chico é brincador”: no som da gaita pife, celebramos o Natal do Ceará!, em homenagem ao Mestre Chico, maior referência de grupos de bois da região do Vale do Jaguaribe.

Durante todo o dia, a programação reúne 14 grupos de Tradição e Projeção Folclórica, do interior e da capital cearenses. Grupos esses, selecionados por uma comissão formada por representantes da Secult e da sociedade civil, por meio de visitas aos eventos natalinos que integraram as Mostras Regionais do XVIII Edital Ceará Ciclo Natalino, em diversas regiões do Ceará. Além das apresentações, haverá cortejo com os grupos, exposição de presépios, mostra de documentários, exposição fotográfica e solenidade de homenagem ao Mestre Chico.

Domingo na Estação

Já o domingo, será de Feira Mais Vinil. O projeto, em atividade há mais de um ano, sempre uma vez por mês, na Estação das Artes, permite ao público um mergulho em raridades musicais. Para acompanhar o garimpo, será possível ouvir o setlist do DJ Rafael Silveira, com uma seleção de canções que expressam aventuras voltadas para a descoberta de ritmos envolventes e dançantes. De Pet Shop Boys a Mano Brow e Russo Passapusso, passando por Ornella Vanoni, Vaudou Game, Fela Kuti, Curtis Mayfield e Chic.

Foto: Thiago Matine/Governo do Ceará

A criançada também terá programação garantida, com uma oficina de Tangram, conduzida por Jesus Enzo e o auxiliar Victor Olavo. O Tangram é um jogo de origem chinesa, que trabalha com arte e matemática. Por meio dele, as crianças podem desenvolver coordenação motora, criatividade, raciocínio lógico e conhecimento de geometria e cores.

A atividade será feita com folhas de figuras já montadas para exemplo/inspiração, e 30 jogos de Tangram em papel cartão para serem distribuídos, que podem ser pintados de acordo com a criatividade e depois cortados e montados, dando o tempo necessário de conhecimento do jogo para autonomia e criação das próprias figuras. O dia encerra com o Samba do Brasa, no Mercado AlimentaCE.

Serviço

Estação Férias

Dias 6 e 7 de janeiro

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro

Acesso gratuito

Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas em recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.

Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara

Programação

Sábado (6)

Horário de funcionamento: 9h às 22h – último acesso às 21h30

9h às 20h

XVI Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino 2023 – Dia de Reis

Acesso Gratuito

Classificação indicativa: Livre

Domingo (7)

Horário de funcionamento: 9h às 15h

9h às 15h – Feira Mais Vinil

9h às 12h – DJ Rafael Silveira

9h às 12h – Oficina de Tangram, com Jesus Enzo

12h30 às 14h30 – Samba do Brasa no Mercado AlimentaCE

Classificação indicativa: Livre

Acesso gratuito

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Agenda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × quatro =

Verifique também

OAB e ESA-CE lançam terceira edição online da Revista Jurídica nesta quinta-feira (29)

A obra traz uma pluralidade de ideias em mais de 30 artigos de opinião de advogadas, advog…