Home Gastronomia Dia da Tapioca: veja dicas de como preparar e rechear o prato tradicional

Dia da Tapioca: veja dicas de como preparar e rechear o prato tradicional

6 min read
0
0
82

Doce, salgada, apenas com manteiga ou muito recheio. A tapioca agrada os cearenses de todas as formas. Nesta sexta-feira (15), é comemorado o dia do alimento que é bastante consumido no café da manhã, no lanche da tarde, na janta.

Iguaria de origem indígena, consumida há centenas de anos no Brasil. Feita da fécula da mandioca, popularmente chamada de goma, a tapioca não pode faltar no cardápio dos cearenses, tradicional ou reinventado, a verdade é que o prato é uma unanimidade. O prato é tão apreciado que em Fortaleza tem um espaço dedicado a ele, é o Centro das Tapioqueiras localizado no bairro Messejana.

A tapioca também traz benefícios a saúde já que possui baixo teor de sódio, sendo por isso ideal para quem segue uma dieta pobre em sal; não contém glúten, sendo por isso uma excelente opção para pessoas com alergia ou intolerância ao glúten; fonte energia e de hidratos de carbono; não necessita de adição de óleo ou gorduras na sua preparação; contém potássio, ajudando por isso no controle da pressão arterial; e é rica em cálcio, sendo por isso benéfica para a saúde dos ossos.

Separamos duas receitas bem fáceis para quem quer preparar uma delícia de tapioca recheada. Mas, antes de chegar ao recheio, para que a tapioca fique no ponto é preciso tomar cuidado de molhar a massa. Se ficar muito seca, vai ficar toda esfarelada. Se molhar demais, vai ficar muito liguenta. Outra dica é o cuidado com a frigideira quente, isso também é um diferencial na hora de assar o alimento.

Dia Nacional da Tapioca
Foto: Reprodução/Folha Serrana

Confira as receitas:

Tapioca de carne-seca com catupiry

Ingredientes: 150 g de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada; 10 g de azeite; 1 cebola pequena cortada em meia-lua; 20 ml de água; 10 g de cebolinha picada; 120 g de requeijão cremoso.

Preparo: confira se a carne-seca está dessalgada antes de começar o preparo; pegue uma frigideira grande; coloque o azeite e espere esquentar; adicione a cebola e refogue; acrescente a carne-seca, deixe fritar levemente e coloque a água; espere secar um pouco; coloque a cebolinha; retire do fogo; monte a tapioca com a farinha que preferir, peneirando-a sobre a frigideira e esperando a massa firmar; coloque 40 g de carne-seca, 30 g de requeijão cremoso e feche; espere aquecer o recheio; retire e sirva.

Tapioca doce de chocolate com morango

Ingredientes: 1 xícara de chá de farinha de tapioca; ½ barrinha de chocolate meio amargo; morangos cortados a gosto; leite condensado a gosto para decorar.

Modo de preparo: reúna todos os ingredientes; em uma frigideira grande, espalhe bem a farinha de tapioca, rale o chocolate por cima (concentrando em um lado da tapioca) e finalize colocando os pedaços de morango em um lado; AAssim que a tapioca cozinhar e o chocolate derreter, feche ela e transfira para um prato; decore com leite condensado e sirva.

 

 

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Gastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − 1 =

Verifique também

História do castelo construído como prova de amor em Fortaleza é contada em livro

O enredo dessa história está narrada no livro “Castelo do Plácido – Apogeu e Destruição, 5…