Home Gastronomia Descubra como preservar frutas e verduras durante ondas de calor

Descubra como preservar frutas e verduras durante ondas de calor

5 min read
0
0
29

Com a crescente onda de calor que acomete nossas cidades, fica cada vez mais difícil conservar os produtos frescos no expositor. Esse é um dos maiores desafios do comerciante. Por isso, é preciso ficar atento para manter as frutas e verduras fresquinhas na prateleira.

Para um comerciante, projetar, com base em sua experiência, o que será vendido, é essencial para evitar desperdícios. Além, é claro, de seguir algumas orientações básicas para manter bem conservado seus produtos do hortifruti.

A velha lição da maçã podre ainda é válida. Se uma fruta ou alimento estiver machucado, retire do contato com as outras antes que as bactérias se espalhem e prejudiquem outras frutas. Se for possível, congele os alimentos. O tempo no refrigerador prolonga a durabilidade dos alimentos.

Fique atento aos alimentos que emitem gás etileno: banana, abacate, tomate, pimentão, abacaxi, maça, mamão, manga, etc. Eles devem ser armazenados longe de alimentos mais sensíveis como batatas, folhas, cenoura, brócolis e pepino.

Antônio Andrade, é presidente do Comitê de Perdas e Riscos da Associação Cearense de Supermercados (Acesu) e fala sobre a necessidade de prezar pela boa conservação dos alimentos. A Acesu dá ainda dicas de quais produtos podem ou não ir para a geladeira.

“Preservar a qualidade e a segurança dos alimentos do hortifruti durante as ondas de calor é crucial para os comerciantes e para seus clientes. Você ter uma armazenagem adequada e o tratamento devido com aquilo que é mais sensível em termos de produtos dentro do seu negócio, vai colocar sua prestação de serviço em outro patamar. E essa preocupação se faz cada vez mais presente com as crescentes ondas de calor que assolam nosso país.”, disse.

Na geladeira: 

  • Abacate, abacaxi, manga, melancia e morangos maduros;
  • Cenoura e abobrinha devem ser guardados em recipientes fechados;
  • Folhas frescas, devem ser higienizadas e secas e depois guardas em potes fechados e com papel toalha na gaveta da geladeira.

Na fruteira:

  • Maçã e pera;
  • Bananas, em uma área separada devido à liberação do gás etileno;
  • Pimentões;
  • Tomates devem ser guardados de cabeça para baixo e fora da geladeira para manter o sabor e textura
  • Frutas cítricas (laranja, limão etc.);
  • Cebolas e alhos (guardar em local arejado e com pouca luz);
  • Batatas devem ser guardadas fora da geladeira (o frio altera o amido da batata e interfere na cor, sabor e textura), em local arejado, com pouca luz e separadas das cebolas.
Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Gastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − catorze =

Verifique também

Circo Americano faz Espetáculo Inclusivo no próximo domingo (3)

Durante o show, as luzes do picadeiro e da plateia serão suavizadas, a trilha sonora será …