Home Saúde Como manter uma alimentação saudável durante o Carnaval

Como manter uma alimentação saudável durante o Carnaval

4 min read
0
0
36

No Carnaval só pensamos em pular, brincar e se divertir e muitas vezes esquecemos de nos alimentar corretamente. Geralmente durante os blocos de carnaval as opções de alimentação na rua não são muito saudáveis. Mas como manter o equilíbrio e os cuidados com a saúde?

Se a pessoa tem alguma restrição alimentar o melhor a fazer é comer alguma coisa em casa antes de ir para a rua. Mas se durante a diversão sentir fome, o ideal é perguntar para os vendedores os ingredientes usados nos pratos para não ter nenhum problema.

O melhor é evitar frituras e comidas muito condimentadas e optar por uma refeição mais leve. É preciso também observar se os alimentos estão bem refrigerados, armazenados e a limpeza do local. Antes de comer lave as mãos ou utilize álcool gel 70%.

Algumas dicas de alimentos saudáveis e práticos, que podem ser levados de casa para a folia são as frutas secas, castanhas, barras de proteínas (preferencialmente sem açúcar), muffins, frutas frescas e sanduíches de atum, frango ou queijo (que devem estar refrigerados). Para beber água mineral, água de coco, isotônicos, proteína em pó para diluir na água e suco de uva integral.

Se consumir bebidas alcoólicas, não consuma de estômago vazio. O álcool inibe o hormônio antidiurético (ADH), que regula a quantidade de água excretada, aumentando a diurese, ou seja, você pode se sentir desidratado.

O ideal é que nesses dias de folia o café da manhã e o almoço sejam reforçados e durante a folia nos blocos não se esquecer de beber muita água e se alimentar a cada 2/3 horas com pequenos lanches para não ficar de barriga vazia.

Por Ana Paula Cony, nutricionista da Clínica Neurovida.

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 8 =

Verifique também

Ceará registra abertura de mais de 100 mil pequenos negócios em 2023, revela Sebrae

O Ceará encerrou o ano de 2003 registrando a abertura de 105.740 pequenos negócios. É o qu…