Home Economia Comer em casa está mais caro e situação só deve melhorar em 2023, diz site Uol

Comer em casa está mais caro e situação só deve melhorar em 2023, diz site Uol

3 min read
0
0
157

Os preços dos alimentos no Brasil deve continuar em alta com a alta da inflação devido a guerra entre Rússia e Espanha que vem impulsionando alta dos preços internacionais de combustíveis e fertilizantes. Segundo o site Uol, a situação deve permanecer assim até o próximo ano.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no mês de março, o aumento dos valores dos alimentos consumidos em casa foi de 3,09%, enquanto a inflação geral foi de 1,62%.

A estimativa é que o custo da alimentação em casa suba 8,65% em 2022. O percentual consta do Sistema de Expectativas do Banco Central.

De acordo com o economista e coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Guilherme Moreira, o grupo alimentação é o que mais vai contribuir para a inflação geral este ano.

“Não vejo alívio no curto prazo. Nossa expectativa é de alta de 1% ao mês para alimentos e, neste ritmo, não me surpreenderia se a inflação do grupo ficasse acima de 9% no ano, beirando os 10%. Em cima disso, com quase 30% acumulados, estamos falando de, em três anos, cerca de 40% de inflação de alimentos. Vai virar um problema social grave”, afirma Moreira.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Economia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + 17 =

Verifique também

Dia Nacional do Café: aprenda receita gelada com o ingrediente para o fim de semana

Aprenda a preparar Latte com o complemento de Leite Condensado e Biscoitos. A receita é de…