Home Saúde Clínica Veterinária de Fortaleza inicia triagem para doação de sangue de cães e gatos

Clínica Veterinária de Fortaleza inicia triagem para doação de sangue de cães e gatos

7 min read
0
0
106

A Clínica Veterinária de Fortaleza – Jacó, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, passa a realizar a partir desta sexta-feira (20) a triagem de cães e gatos para doação de sangue. O objetivo é criar um estoque de bolsas de sangue para atender animais que precisarem de transfusão sanguínea na clínica e organizar um banco de dados de potenciais doadores.

Para serem doadores, os cães e gatos devem ter entre 1 e 7 anos de idade, estar com a vacinação em dia, não ter carrapatos, pulgas ou piolhos e possuir temperamento dócil. Além disso, os pets doadores têm de atender ao peso mínimo requisitado (25 kg para cães e 5 kg para gatos) e precisam estar saudáveis (confira os critérios completos ao final).

Marcel Girão, secretário de Proteção e Bem-Estar Animal, destaca o novo procedimento como mais um esforço da Prefeitura para oferecer um suporte completo aos pacientes pets. “A Clínica Jacó realiza agora o importante serviço de doação de sangue, visando salvar a vida de vários animais que chegam todos os dias debilitados em nossa clínica. Para essa ação ter sucesso, precisamos que os tutores colaborem trazendo seus animais saudáveis para doação de sangue”, assinala.

Segundo a médica veterinária Amanda Castelo, coordenadora da Clínica, muitos pacientes chegam ao local com anemia severa, necessitando de transfusão sanguínea urgente. Porém, alguns tutores não têm condições financeiras de comprar uma bolsa de sangue ou têm dificuldade de conseguir um animal doador. “Ter um estoque de bolsas e um banco de dados de possíveis doadores é muito importante para ajudarmos a salvar muitas vidas. Um animal doador se torna um herói para um amiguinho de quatro patas que esteja precisando”, reforça Amanda.

Como fazer seu pet ser doador
Tutores interessados em levar seus cães e gatos para serem doadores devem entrar em contato por meio do WhatsApp (85) 9 9108-3370 para a realização de uma triagem inicial. A data e o horário agendados para a doação serão informados de forma individual para o responsável pelo pet.

A realização da triagem antes do agendamento é fundamental, pois o preenchimento dos requisitos garante uma doação segura. No dia agendado, ocorre ainda uma segunda triagem na qual o pet passa por avaliação médica e realiza exames (hemograma completo, teste rápido para leishmaniose, erliquiose e FIV/FELV) a fim de confirmar que ele está apto para ser um doador e que não transmitirá doenças para o receptor.

Conheça os critérios de doação de sangue para cães e gatos

Cães

Idade: 1 a 7 anos

Peso: a partir de 25 kg

Vacinação em dia

Teste negativo de leishmaniose (calazar) e erliquiose (“doença do carrapato”)

Sem carrapatos, pulgas ou piolhos

Ter temperamento dócil

Gatos

Idade: 1 a 7 anos

Peso: a partir de 5 kg

Vacinação em dia

Teste negativo de FIV/FELV

Sem carrapatos, pulgas ou piolhos

Ter temperamento dócil

Serviço:

Triagem para doação de sangue de pets na Clínica Veterinária de Fortaleza – Jacó

Período: a partir desta sexta-feira (20)

Contato: (85) 9 9108-3370 (WhatsApp)

Observação: a doação ocorre somente por meio de agendamento após triagem

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × cinco =

Verifique também

A prática de bullying e cyberbullying virou crime: defensor público fala sobre o reforço na proteção de crianças e adolescentes no Brasil

A Lei 14.811/24 recém aprovada agora faz parte do Código Penal Brasileiro …