Home Saúde Cirurgia bariátrica: saiba porque o acompanhamento odontológico é importante para o procedimento

Cirurgia bariátrica: saiba porque o acompanhamento odontológico é importante para o procedimento

4 min read
0
0
274

Procurada por pessoas que buscam tratar a obesidade grave, a cirurgia bariátrica é um procedimento conhecido como “redução de estômago” porque reduz a capacidade do órgão de receber alimentos e consequentemente a absorção exagerada de calorias. O que poucos sabem é que além do médico responsável, o paciente também precisa de uma equipe de especialistas para assistência, dentre esses, o cirurgião-dentista. O coordenador e docente do curso de Odontologia de uma universidade, Paulo André Carvalho, afirma que a saúde bucal é afetada de diversas formas pela operação.

Provocando mudanças na rotina alimentar do paciente, a qualidade da saliva é alterada, segundo o especialista. “Há uma diminuição da alimentação ingerida e o paciente passa a beber menor quantidade de água, provocando a diminuição da qualidade da saliva. A falta de nutrientes, acidez do meio bucal e episódios de vômitos também contribuem para diminuir a resistência dos dentes. Além disso, é importante avaliar se há algum foco infeccioso na região bucal que possa gerar um risco para o estômago no pós-cirurgia. O cirurgião-dentista é fundamental na equipe multidisciplinar desses pacientes”, enfatiza Paulo André.

A universidade dispõe da estrutura do seu Complexo Odontológico para o acompanhamento dos pacientes da Unidade de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), em Fortaleza. A Adriana Girão foi uma das pacientes atendidas por meio do convênio entre as instituições. “Esse acompanhamento me deu a segurança de que tudo iria ocorrer bem, com o máximo de cuidado com a minha saúde e bem-estar”, declara.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 17 =

Verifique também

OAB e ESA-CE lançam terceira edição online da Revista Jurídica nesta quinta-feira (29)

A obra traz uma pluralidade de ideias em mais de 30 artigos de opinião de advogadas, advog…