Home Esporte Ciclofaixa de Lazer é opção para a garotada nas férias com o Minicircuito de Bike Infantil

Ciclofaixa de Lazer é opção para a garotada nas férias com o Minicircuito de Bike Infantil

7 min read
0
0
67

Além dos 26 km de percurso para pedalar por Fortaleza em três rotas, a Ciclofaixa de Lazer deste domingo (17) levará atividades educativas ao ponto de apoio instalado no Parque Rachel de Queiroz, no bairro Presidente Kennedy.

A partir de 8h, educadores da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) recebem toda a família para aproveitar o Minicircuito de Bike Infantil. Com a orientação de cones e sinalização de trânsito, o projeto leva educação, prática e segurança no uso da bicicleta para crianças.

A iniciativa tem como objetivo também incentivar a prática do uso de transportes não motorizados desde a infância e proporcionar, de forma lúdica, uma atividade que une lazer e e incentivo a boas práticas de segurança viária.

Outra brincadeira para a garotada é o jogo de tabuleiro gigante de trânsito, que também orienta sobre o respeito às normas de circulação viária. As plaquinhas que incentivam o respeito aos ciclistas também serão distribuídas no parque, inclusive na versão infantil.

Já a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), a exemplo dos demais domingos, vai distribuir mudas de plantas.

Percursos e demais pontos de apoio

A Ciclofaixa de Lazer é realizada há quase oito anos todos os domingos como uma estratégia de incentivo, adesão e respeito aos usuários de bicicleta e infraestrutura do modal.

Além do Parque Rachel de Queiroz, bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estarão disponíveis para os ciclistas nos pontos de apoio da Cidade da Criança e do Parque do Cocó. A Igreja Nossa Senhora Aparecida é outro espaço para pausa dos amantes de bike.

Agentes da AMC, da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e da Guarda Municipal de Fortaleza darão suporte no decorrer dos três percursos disponíveis de 6h às 12h.

Rota leste

A rota leste sairá do início da ciclovia da Avenida Washington Soares em direção à Cidade da Criança, passando pelo ponto de apoio do Anfiteatro do Parque do Cocó. O percurso seguirá pela Av. Sebastião de Abreu até a Rua Andrade Furtado, seguindo pela Av. Padre Antônio Tomás, Av. Senador Virgílio Távora, Av. Antônio Justa, Av. Abolição, Av. Beira-Mar (podendo acessar pela ciclovia paisagística para o Mercado dos Peixes), Av. Historiador Raimundo Girão, seguir para a Rua Carlos Vasconcelos até a Rua Pinto Madeira seguindo até a Cidade da Criança.

Rota oeste

A rota oeste vai ligar o Parque Rachel de Queiroz, no bairro Presidente Kennedy, à Cidade da Criança e à Av. Beira-Mar. O circuito passará pela Rua Braz de Francesco, Av. Bezerra de Menezes, Rua Justiniano de Serpa, Av. Domingos Olímpio, onde poderá se conectar com a rota sul, pela Rua General Sampaio, seguindo pela Rua Pedro Pereira até a Cidade da Criança ou seguir até a Rua Carlos Vasconcelos em direção à Av. Beira-Mar (ciclovia paisagística), onde se conectará com a rota leste, em direção à Cidade da Criança ou ao Parque do Cocó.

Rota sul

A rota sul vai ligar a Praça da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Montese, à Cidade da Criança. O percurso partirá da Av. Professor Gomes de Matos, Rua Jorge Dumar, Av. Eduardo Girão, Av. da Universidade, seguir pela Av. Domingos Olímpio (podendo se conectar com a rota oeste, em direção a Av. Beira-Mar – ciclovia paisagística – pela Rua Carlos Vasconcelos) até a Rua Solon Pinheiro seguindo para a Cidade da Criança e se conectando à rota leste em direção a Av. Beira-Mar e ou ao Parque do Cocó.

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + 13 =

Verifique também

Mutirão de limpeza de praias, lagos e parques acontece em Fortaleza e em mais 11 cidades

O mutirão tem a participação de voluntários e de parceiros comerciais da marca, como distr…