Home Cidade Ceará deve receber em maio o status de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação por parte da OMSA

Ceará deve receber em maio o status de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação por parte da OMSA

4 min read
0
0
10

No próximo mês de maio o Ceará deverá ser reconhecido internacionalmente como Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. Nessa quarta-feira (12), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) recebeu a confirmação favorável, por parte da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), do pleito que concederá ao Ceará, mais 20 estados e o Distrito Federal, o status internacional de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação.

O reconhecimento por parte da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) acontecerá durante a 92ª Sessão Geral de Assembleia Mundial dos Delegados Nacionais, que será realizada entre os dias 25 e 29 de maio, em Paris, na França.

“Essa é uma grande conquista para os produtores cearenses e para a nossa economia. O estado já havia recebido o status nacional de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação em maio de 2024 por parte do Mapa. Com o reconhecimento internacional significa que vamos poder comercializar nossos produtos livremente em todo o mundo”, destaca o diretor de Sanidade Animal da Adagri, Amorim Sobreira.

Além da conquista do status junto ao Mapa, o Ceará conseguiu outros feitos em sua última Campanha, realizada em caráter emergencial pela Agência de Defesa Agropecuário do Ceará (Adagri), em abril deste ano. Vacinar 97,81% dos bovinos e bubalinos e bater o recorde na declaração das propriedades, com 94,47% delas georreferenciadas em todos os 184 municípios cearenses.

“São conquistas imensuráveis para a nossa economia e para os nossos produtores e isso só foi possível por uma soma de fatores, a adesão à última Campanha por parte dos cearenses, o trabalho realizado pelos nossos servidores e colaboradores e o apoio irrestrito dos nossos parceiros. O resultado não podia ser outro”, comemora o presidente da Adagri, Elmo Aguiar.

São parceiros da Adagri: Superintendência da Agricultura e Pecuária do Ceara (Mapa – SFA/CE); as Secretarias do Desenvolvimento Econômico (SDE), através da secretaria-executiva do Agronegócio, e do Desenvolvimento Agrário (SDA); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce); Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC/Senar); Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece); Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) e Prefeituras municipais, por meio das Secretarias de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

Verifique também

Lampião ressurge nas telas em documentário que estreia nesta sexta-feira (2) em Fortaleza

Um dos personagens mais emblemáticos da história brasileira ganha novo fôlego no cinema. &…