Home Cidade Câmara de Fortaleza aprova taxa do lixo com 7 votos a favor e 6 contra

Câmara de Fortaleza aprova taxa do lixo com 7 votos a favor e 6 contra

3 min read
0
0
96

Nesta segunda-feira (12), a Comissão conjunta de Constituição e Justiça (CCJ) e Orçamento da Câmara Municipal de Fortaleza aprovou a taxa do lixo com 7 votos a favor e 6 contra.

A proposta visa atender a regra prevista no Novo Marco Legal do Saneamento, aprovado em 2020, que determina que as prefeituras devem garantir a sustentabilidade econômico-financeira dos serviços de manejo dos resíduos sólidos.

O líder do governo, Gardel Rolim (PDT), esclareceu: “de acordo com o que está no projeto de lei, só pagará a taxa os imóveis de alto padrão e padrão luxo. Além disso, uma emenda coletiva ao projeto, de autoria dos vereadores da base, acrescenta ainda a isenção de todos os cidadãos de Fortaleza que estão inscritos no CadÚnico”.

Gardel Rolim concluiu: “precisamos discutir o que vamos fazer com os resíduos sólidos. Todo mundo acha que a nossa cidade precisa ser melhor cuidada”. Já o vereador Márcio Martins (PROS), pediu mais tempo para discutir a matéria e ao final, declarou: “vamos observar se as emendas que estão por vir tem condição de mitigar e melhorar esse projeto”.

O vereador Carlos Mesquita (PDT), que integra a base de Sarto, chegou a pedir mais tempo para os parlamentares debaterem a matéria com a gestão a fim de chegar a um consenso.

O  tema que gerado muita polêmica, foi alvo de bate-boca entre parlamentares da base e oposição, na semana passada, por conta da forma apressada que apoiadores do prefeito queriam colocar a matéria em votação. Segundo a matéria, o valor da tarifa pela coleta de lixo em Fortaleza varia de R$ 21,50 a R$ 133,23 por mês.

Veja como votaram os membros da CCJ e Orçamento

A favor

  1. Didi Mangueira (PDT)
  2. Gardel Rolim (PDT)
  3. Fábio Rubens (PSB)
  4. Renan Colares (PDT)
  5. Emanuel Acrízio (PP)

Contra

  1. Jorge Pinheiro (PSDB)
  2. Ronaldo Martins (Republicanos)
  3. Márcio Martins (Pros)
  4. Larissa Gaspar (PT)
  5. Léo Couto (PSB)
  6. Priscila Costa (PL)

Abstenção

  1. Lúcio Bruno (PDT)

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

Verifique também

Libertadores: Fortaleza não passa do 0 a 0 com o Bucaramanga

Tendo como objetivo alcançar a classificação antecipada para as oitavas de final da Copa L…