Home Cidade Barras do Mar: projeto urbanístico da Prefeitura cria Parque Litorâneo Pirambu-Barra do Ceará

Barras do Mar: projeto urbanístico da Prefeitura cria Parque Litorâneo Pirambu-Barra do Ceará

7 min read
0
0
40

O litoral oeste de Fortaleza receberá a primeira intervenção urbanística do projeto Parque Litorâneo Barras do Mar, da Prefeitura de Fortaleza, ainda neste ano. A iniciativa faz parte do programa Vida Nova, lançado na última sexta-feira (2) pelo prefeito José Sarto, e vai requalificar o Píer 12, no Espigão da Leste, transformando a relação da população dos bairros Pirambu e Moura Brasil com o território. O investimento é da ordem de R$ 5 milhões e o projeto é coordenado pelo Instituto de Planejamento (Iplanfor).

Nesta terça-feira (6), Sarto detalhou o projeto durante a live semanal. “O Pìer 12 é só um começo. Esse projeto é bem maior, nós estamos chamando de Parque Litorâneo Barras do Mar. A ideia é regenerar, ao todo, 12 píers que estão localizados nesse trecho que vai dali do Pirambu até a Barra do Ceará”, afirmou.

Projeto

O Parque Litorâneo Barras do Mar é um projeto de redesenvolvimento urbano que inclui, no Píer no 12, a instalação de uma pista skate pump track de mil metros, além de equipamentos de esportes náuticos, jardins sensoriais, pista de corrida, playgrounds naturalizados, guarderia para pescadores, anfiteatro ao ar livre e mirante.

Também está prevista a oferta de serviços básicos como banheiros, estacionamento e quiosques comerciais; de tratamento de esgoto utilizando tecnologias verdes e azuis e de vegetação endêmica, aquela própria da região. Cada píer terá intervenções e design diferentes.

“Vamos valorizar essa região, que considero uma das mais lindas de Fortaleza. Além de beneficiar a população que mora, a iniciativa vai impulsionar a economia local, pois não tenho dúvidas de que vai atrair muitos visitantes e fomentar o surgimento de novos negócios por lá”, enfatizou o prefeito Sarto.

Segundo a diretora de Planejamento do Iplanfor, Laura Janka, a iniciativa é um projeto piloto de redesenvolvimento dos sistemas de píers que vão do Pirambu à Barra do Ceará.

“É um conjunto de 12 píers desta parte da cidade que tem uma frente para o mar, um capital natural enorme. O Píer 12, portanto, pretende conectar a terra e a comunidade ao mar num espaço de lazer com os melhores equipamentos, com foco especial na juventude e nas famílias”, afirma.

A proposta vai beneficiar toda a Capital, trazendo impacto imediato nas comunidades do Pirambu e de Moura Brasil — cerca de 40 mil pessoas residem ali. O objetivo é tornar a região um destino para habitantes e visitantes.

“É o início de uma regeneração urbana de altíssima qualidade que vai criar uma continuidade entre todos os projetos que a Prefeitura vem fazendo para dar um novo olhar, um novo uso para essas áreas, e fortalecer a economia do mar”, destaca o vice-prefeito e superintendente da autarquia, Élcio Batista.

Participação da comunidade

A elaboração deste projeto é fruto de uma pedagogia urbana desenvolvida pelo Iplanfor em parceria com as comunidades de duas Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), Pirambu e Moura Brasil.

A população local participou de todas as etapas de construção da proposta, por meio de oficinas participativas. Num primeiro encontro, os técnicos do Instituto estiveram reunidos com os moradores para ouvir e colher sugestões sobre o que poderia existir na área conhecida como Espigão da Leste. Posteriormente, técnicos e moradores fizeram uma visita ao local para ter uma visão melhor do potencial da região.

A terceira e última oficina participava teve por objetivo a apresentação do projeto conceitual do pier 12 com base na identificação de desafios e de estratégias para driblá-los, desenvolvidas anteriormente junto à comunidade. Foram ouvidas as considerações finais e o projeto foi aprovado por unanimidade após deliberação.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 5 =

Verifique também

Circo Americano faz Espetáculo Inclusivo no próximo domingo (3)

Durante o show, as luzes do picadeiro e da plateia serão suavizadas, a trilha sonora será …