Home Economia Assis Cavalcante comenta sobre a queda da taxa de desemprego no Brasil

Assis Cavalcante comenta sobre a queda da taxa de desemprego no Brasil

3 min read
0
0
39

O quarto trimestre de 2023 registrou a menor taxa de desemprego no Brasil dos últimos dez anos, com 7,4%, correspondente ao período que vai de outubro a dezembro. De acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual só ficou acima do registrado no último trimestre de 2014, que foi de 7%.

O percentual registrado no último trimestre de 2023 ainda é menor que o verificado no trimestre imediatamente anterior, entre julho e setembro, quando a redução foi de 0,3 ponto porcentual (7,7%). Com os resultados, o número absoluto de desocupados teve queda de 2,8% contra o trimestre anterior, atingindo 8,1 milhões de pessoas. O País chegou ao menor contingente de desocupados em números absolutos desde o trimestre móvel encerrado em março de 2015.

Entre outubro e dezembro, houve crescimento de 1,1% na população ocupada, que chegou ao recorde de 101 milhões de pessoas, maior número da série histórica iniciada em 2012. No ano, o aumento foi de 1,6%, com mais 1,6 milhão de pessoas ocupadas.

Mais gente trabalhando, é certeza de aumento de poder de compra e comércio aquecido. De acordo com o presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, os números são animadores e projetam um ano de recuperação da economia.

“Com a marca de 100 milhões de pessoas ocupadas, um recorde,  a expectativa para este início de ano é muito promissora para o comércio. Com mais gente voltando a trabalhar, com renda garantida no final do mês, consequentemente, mais pessoas terão seu poder de compra recuperado, fazendo assim, circular mais dinheiro e movimentando a economia do País”, destaca.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Economia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + 2 =

Verifique também

Circo Americano faz Espetáculo Inclusivo no próximo domingo (3)

Durante o show, as luzes do picadeiro e da plateia serão suavizadas, a trilha sonora será …