Home Turismo Aéreo caro faz turistas optarem pelo ônibus para visitar Fortaleza

Aéreo caro faz turistas optarem pelo ônibus para visitar Fortaleza

10 min read
0
0
37

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o preço médio das passagens aéreas subiu 48,11% no País em 2023, o maior avanço desde 2011. Mesmo assim, os turistas nacionais estão viajando mais, mesmo tendo que adaptar o orçamento, escolher destinos mais próximos ou optar por outros meios de transporte, por exemplo, como é o caso do ônibus.

Dentro desse contexto, Fortaleza ganha ainda mais força como destino turístico nacional. A capital cearense foi a cidade mais buscada para o Réveillon 2024, segundo a plataforma de marketing Semrush, especializada em visibilidade online. A pesquisa mostrou que as buscas por viagens para Fortaleza cresceram 237,5% em relação ao ano anterior, liderando o ranking e ultrapassando as cidades do Rio de Janeiro e Salvador.

“Fomos a capital mais buscada por brasileiros para as festas de fim de ano, segundo levantamento do Airbnb, entre os hóspedes da plataforma. E aparecemos entre os cinco destinos mais buscados pelos brasileiros para o período, de acordo com a Decolar. Mas um desafio significativo emergiu neste ano: o elevado custo das passagens aéreas. Essa barreira econômica levou muitos turistas a procurar alternativas, impulsionando o transporte terrestre como uma opção viável e acessível para aqueles que desejavam participar da grandiosa festa na capital cearense”, afirma o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira.

Conforme observa, o aumento nos custos das passagens aéreas representou um obstáculo para muitos turistas que pretendiam visitar Fortaleza, e não apenas no Réveillon.

Aumento

O secretário aponta um levantamento da plataforma Kayak, segundo o qual Fortaleza teve o maior aumento de preço das passagens aéreas em 2023, em relação a 2022. Belo Horizonte ficou em segundo lugar nesse ranking, enquanto Recife ocupou a terceira posição.

De acordo com o IBGE, tanto em dezembro passado como no ano, o grupo de transporte, do qual faz parte as passagens aéreas, acelerou fortemente na capital cearense, tendo apresentado em 2023 a maior alta entre os nove grupos (10,63%). O grupo de transporte é o segundo grupo de maior peso na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

“Essa barreira econômica levou muitos turistas a procurar alternativas, impulsionando o transporte terrestre como uma opção viável e acessível para aqueles que desejavam participar da grandiosa festa de Réveillon na Capital”, diz o secretário.

Foto: Arce/CE

Ônibus

Tomando-se o mês de dezembro de 2023 como referência, é possível observar redução de 14,8% no número de turistas que chegaram à cidade por meio do transporte aéreo, em comparação com igual período de 2022. Em contrapartida, o transporte terrestre avançou de 14,4% no período, englobando ônibus de linha, fretados, pacotes turísticos, carros próprios e alugados.

Os dados são das Pesquisas da Alta Estação de Fortaleza referentes aos anos de 2022 e 2023, realizadas no período de 15 de dezembro a 15 de janeiro de cada ano pelo Observatório do Turismo de Fortaleza, núcleo de pesquisa da Secretaria Municipal do Turismo.

“Até novembro de 2023, a Fraport, concessionária do Aeroporto de Fortaleza, registrou um fluxo de 5.073.525 passageiros, considerando embarques e desembarques. No mesmo período do ano anterior, esse número foi de 5.748.892, representando uma queda de 11,75%. Os dados da Socicam, encarregada da gestão do terminal rodoviário, apontam um aumento de 6,47% no número de embarques em 2023 em comparação com 2022, sendo que dezembro registrou o maior índice, com 219.535 passageiros embarcados”, reforça Alexandre Pereira.

Fluxo de passageiros cresce 15,3% nos aeroportos brasileiros em 2023

Foto: Barbara Moira/O POVO

O ano de 2023 contabilizou 112,6 milhões de passageiros em voos domésticos ou internacionais, aumento de 15,3% em relação a 2022 (quando houve 97,6 milhões de passageiros), conforme o governo federal. “Nos próximos três anos, temos esperança de chegar a 140 milhões de passageiros”, diz o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

De acordo com o Costa Filho, o crescimento do número de passageiros em voos nacionais foi de 9,2 milhões de pessoas (de 82,2 milhões em 2022 para 91,4 milhões), enquanto que em viagens para e de outros países, aumentou 5,8 milhões de passageiros (de 15,4 milhões para 21,2 milhões). “Foi um importante crescimento nos voos internacionais”, avalia.

Oferta de voos

Os dados têm relação também com o aumento da oferta de voos que têm como origem ou destino outros países, de 94 mil (em 2022) para 122 mil (2023). As viagens dentro do Brasil foram de 730,7 mil (2022) para 789,3 mil (em 2023). “O grande desafio que temos é ampliar o número de voos internacionais. O Brasil está numa rota do crescimento”, afirma Costa Filho.

Costa Filho explicou que, até a Semana Santa, o governo espera anunciar um planejamento de ao menos 100 novos aeroportos, incluindo oito no Amazonas.

Para o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, são necessárias medidas urgentes por parte do governo federal para que seja viável baixar os preços das passagens aéreas e possibilitar que o brasileiro continue tendo acesso ao serviço das companhias aéreas. “Ainda assim, Fortaleza continua sendo um dos destinos mais procurados pelos brasileiros que querem viajar”, reforça.

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 15 =

Verifique também

Ceará registra abertura de mais de 100 mil pequenos negócios em 2023, revela Sebrae

O Ceará encerrou o ano de 2003 registrando a abertura de 105.740 pequenos negócios. É o qu…