
O primeiro dia de conclave, nesta quarta-feira (7), terminou com fumaça preta saindo da chaminé da Capela Sistina, o que sinalizou que os cardeais não chegaram a um consenso para eleger o próximo papa.
O dia foi marcado por ritos tradicionais da Igreja Católica enquanto uma multidão aguardou a partir das 14h (horário de Brasília) a sinalização de um resultado sobre a votação.
A eleição para a escolha do sucessor de Francisco seguirá nesta quinta-feira (8).
Nenhum papa foi escolhido ainda
Os cardeais não conseguiram eleger um novo papa no primeiro dia do conclave, o que significa que eles retornarão à Capela Sistina nesta quinta-feira (7), quando haverá até quatro votações para escolher um sucessor do Papa Francisco.
O que é preciso para ser eleito
Há 133 cardeais votantes, todos confinados no Vaticano durante o conclave. Qualquer um deles precisa de dois terços dos votos para se tornar o próximo papa. Eles continuarão votando até que um novo líder católico seja escolhido. Veja nesta matéria como funciona o processo de votação.
Olhos na chaminé
Ao final de cada sessão de votação, os cardeais queimam as cédulas. Fumaça preta significa que os cardeais não chegaram a um consenso, e fumaça branca significa que há um novo papa.
Fonte: CNN