Home Brasil Presidente Lula sanciona lei que oferta cirurgia reconstrutiva de lábio leporino no SUS

Presidente Lula sanciona lei que oferta cirurgia reconstrutiva de lábio leporino no SUS

4 min read
0
0
15

O presidente da República sancionou a Lei nº 15.133/2025 que torna obrigatória a realização de cirurgias reconstrutivas de lábio leporino ou fenda palatina, com tratamento integral e gratuito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A informação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira (6).

Segundo a norma, o SUS, por meio de sua rede de unidades públicas ou conveniadas, deverá, além das cirurgias reconstrutivas de lábio leporino ou fenda palatina, prestar todo o tratamento pós-cirúrgico, bem como especialidades relacionadas à recuperação e ao tratamento integral de lábio leporino ou fenda palatina, com uso de todos os meios disponíveis no setor de saúde.

A lei também determina que, caso o paciente necessite de reeducação oral, deverá ser disponibilizado, gratuitamente, fonoaudiólogo para auxiliá-lo nos exercícios de sucção e de mastigação e no desenvolvimento da fala.

Além disso, em caso de necessidade de o tratamento ter o complemento de reeducação oral, o paciente deverá também ser assistido, sem custos, por ortodontista, a quem caberá decidir sobre implante dentário e adoção de aparelhos ortodônticos no tratamento. Por fim, o SUS deverá, ainda, oferecer, nos casos em que seja necessário, o acompanhamento psicológico ao paciente, a fim de auxiliá-lo em todas as necessidades.

Foto: Getty Images

Outro ponto da lei ampara os recém-nascidos. Segundo o texto, quando o lábio leporino for diagnosticado no pré-natal ou após o nascimento, o bebê será encaminhado com prioridade a um centro especializado para iniciar o acompanhamento clínico e programar a cirurgia reparadora.

A legislação determina ainda que, ao ser identificado no pré-natal ou logo após o nascimento, o bebê com lábio leporino ou fenda palatina deve ser encaminhado com urgência a centros especializados para iniciar o acompanhamento clínico e programar a cirurgia reparadora.

A Lei nº 15.133 entra em vigor na data de sua publicação e reforça o compromisso do Estado com um cuidado integral e multidisciplinar, ampliando o acesso à saúde e à qualidade de vida para milhares de brasileiros afetados por essas condições.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Brasil
Comentários estão fechados.

Verifique também

Ministra Macaé Evaristo participa de audiência pública na Assembleia Legislativa do Ceará nesta sexta-feira (9)

A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, participará nesta sexta-fe…