Home Entretenimento Zeca Baleiro e Márcia Fellipe abrem festejos do Carnaval de Fortaleza 2024 no Aterrinho, neste sábado (10)

Zeca Baleiro e Márcia Fellipe abrem festejos do Carnaval de Fortaleza 2024 no Aterrinho, neste sábado (10)

10 min read
0
0
51

Vai começar a festa! O primeiro dia do Carnaval de Fortaleza 2024, neste sábado (10), já traz programação nos oito polos, incluindo expoentes de diversos ritmos, que irradiam folia por toda a cidade.  A celebração faz parte do Ciclo Carnavalesco, que teve início em janeiro com quatro enérgicos fins de semana de Pré-Carnaval, e segue até terça-feira (13).

O forró eletrônico de Márcia Felipe e o Baile do Baleiro, do cantor maranhense Zeca Baleiro, fazem a festa no Aterrinho da Praia de Iracema, que também contará com apresentações da Superbanda e da DJ Ada Porã, que abre a programação, às 17h30.

Este ano, a programação carnavalesca traz os artistas nacionais Diogo Nogueira, Maria Rita, Solange Almeida, Criolo, Baby do Brasil, Márcia Fellipe e Zeca Baleiro. Diversas atrações locais também passarão pelos oitos polos preparados para a festa: Benfica, Domingos Olímpio, Parque Rachel de Queiroz, Mercado da Aerolândia, Mercado dos Pinhões, Mocinha, Passeio Público e Aterrinho da Praia de Iracema.

Programação dos polos

No Benfica, a festa ocorre a partir das 12h30, com Gabriel Vasconcelos e Banda, seguido da Banda Raízes do Griô, de Fabiano Brandão e Banda, Di Ferreira e Banda. A programação encerra com o grupo Luxo da Aldeia com tradicional repertório de músicas cearenses. Nos intervalos, o som fica por conta da DJ Bruna Queiroz & Maestro Mecânico.

No Carnaval da Avenida Domingos Olímpio, o sábado marca o primeiro dos dois dias de cortejos de maracatus, com Maracatu Corte Imperial, Maracatu Nação Pici, Maracatu Rei Zumbi, Maracatu Solar, Maracatu Obalomi, Maracatu Axé de Oxossi e Maracatu Leão de Ouro. Na dispersão, toca o Bloco Camaleões do Vila.

No Mercado da Aerolândia, os trabalhos iniciam às 17h, com Negro Nill e Banda, e prosseguem com Banda Dó Ré Mi Folia e Deborah Lima e Banda. Já no Mercado dos Pinhões, as atrações deste primeiro dia serão Mateus Portela e Banda, que sobe no palco às 16h, e Banda Donaleda, Vitória Fernandez e Banda, Bloco Mambembe. Nos intervalos, toca o DJ Gomes Smith.

O polo da Mocinha fica com o bloco Num Ispaia Senão Ienche, que irá garantir a diversão do público em todos os dias de Carnaval, a partir das 18h. No Parque Rachel de Queiroz, a comemoração ocorre a partir das 17h, com a Banda infantil Dragaxé Raiz do Poço, e segue com o Samba do PNS e a Banda Pimenta Malagueta.

Para o público infantil, além da atração no Parque Rachel de Queiroz, também haverá festa no Passeio Público, a partir das 9h, com Charanga Tio Marcão Lindão e Banda, seguida da Banda Pacote de Biscoitto.

Homenagem

Este ano, o Ciclo Carnavalesco homenageia o compositor, arquiteto e poeta brasileiro Fausto Nilo. Ao lado de nomes como Ivan Lins, Tom Jobim e Vinícius de Moraes, é um dos autores brasileiros com maior número de composições – cerca de 500 músicas.

Em sua parceria com o baiano Moraes Moreira, criou alguns dos maiores hinos do Carnaval, como “Chão da Praça”, “Bloco do Prazer” e “Eu Também Quero Beijar”.

Ao longo dos seus 50 anos de carreira, suas músicas foram registradas por artistas como Maria Bethânia, Fagner, Gal Costa, Elba Ramalho, Ednardo, Pepeu Gomes, Ney Matogrosso, Chico Buarque, Lulu Santos, Geraldo Azevedo, Caetano Veloso, Zé Ramalho e Cidade Negra, entre outros. Uma trajetória que o coloca como um dos grandes nomes da música brasileira.

Como arquiteto, concebeu o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura de Fortaleza, com o também arquiteto cearense Delberg Ponce de Leon.

Programação do primeiro dia do Carnaval 2024 em Fortaleza (programação sujeita a alterações)

– Praça João Gentil (Benfica)

12h30 – Gabriel Vasconcelos e Banda

14h – Banda Raízes do Griô

15h30 – Fabiano Brandão e Banda

17h – Di Ferreira e Banda

18h30 – Luxo da Aldeia

Intervalos: DJ Bruna Queiroz & Maestro Mecânico

– Domingos Olímpio

18h – Desfile dos Maracatus(Maracatu Corte Imperial, Maracatu Nação Pici, Maracatu Rei Zumbi, Maracatu Solar, Maracatu Obalomi, Maracatu Axé de Oxossi e Maracatu Leão de Ouro)

Dispersão: Bloco Camaleões do Vila

– Mercado da Aerolândia

17h – Negro Nill e Banda

18h30 – Banda Dó Ré Mi Folia

20h10 – Deborah Lima e Banda

– Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas)

16h – Mateus Portela e Banda

17h30 – Banda Donaleda

19h – Vitória Fernandez e Banda

20h30 – Bloco Mambembe

Intervalos: DJ Gomes Smith

– Mocinha (Rua Padre Climério com Rua João Cordeiro)

18h – Num Ispaia Senão Ienche

– Aterrinho da Praia de Iracema

17h30 – DJ Ada Porã

19h – Márcia Fellipe

21h – Zeca Baleiro

22h50 – Superbanda

– Parque Rachel de Queiroz

17h – Banda Dragaxé Raiz do Poço (infantil)

18h – Samba do PNS

20h10 – Banda Pimenta Malagueta

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Entretenimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 17 =

Verifique também

Circo Americano faz Espetáculo Inclusivo no próximo domingo (3)

Durante o show, as luzes do picadeiro e da plateia serão suavizadas, a trilha sonora será …