Home Turismo Vai viajar no Carnaval? Cuidado na hora de adquirir produtos e serviços

Vai viajar no Carnaval? Cuidado na hora de adquirir produtos e serviços

5 min read
0
0
28

A época mais animada do verão chegou e os foliões e foliãs se preparam para viajar por todo o país e aproveitar o feriado de Carnaval se divertindo ou descansando. O problema é que, quanto maior a demanda, mais chance de produtos e serviços pouco confiáveis circularem pelo mercado do turismo.

O folião consciente e preparado já conhece o Cadastur, sistema de cadastro do Ministério do Turismo que garante que o serviço contratado ou o produto adquirido são de verdade e de boa qualidade. Os prestadores de serviço do setor, seja pessoa física ou jurídica, fazem o cadastro junto ao MTur e, além de ganhar a credibilidade dos turistas, ainda ganham diversas vantagens.

Vantagens e facilidades

O Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. A iniciativa garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista. O programa é executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos oficiais de turismo, nos 26 estados e no Distrito Federal.

Os cadastrados têm acesso a várias vantagens como incentivo à participação em projetos e programas do governo federal, participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTur, acesso a financiamentos por meio de bancos oficiais, além de visibilidade no site do Cadastur e do programa Viaja Legal e muitos mais.

O cadastro é simples e gratuito, pelo próprio site do Cadastur você pode preencher o formulário com as informações necessárias e completar seu cadastro de forma 100% virtual, depois é só aguardar para receber o seu certificado. Lembrando que o cadastro é obrigatório para serviços como guia de turismo, meio de hospedagem, agência de turismo, transportadora turística, organizadora de eventos, acampamento turístico e parque temático.

Aumentos nos números

A quantidade de produtos e serviços turísticos cadastrados junto ao ministério vem crescendo ano após ano. Cada dia mais os trabalhadores do setor e os próprios turistas vêm se conscientizando da importância desse reconhecimento. De 2022 para 2023 o número de cadastrados cresceu 8,5% e em janeiro de 2024 o site do programa já registra mais de 159 mil cadastrados por todo o Brasil.

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 3 =

Verifique também

Ceará registra abertura de mais de 100 mil pequenos negócios em 2023, revela Sebrae

O Ceará encerrou o ano de 2003 registrando a abertura de 105.740 pequenos negócios. É o qu…