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UPAs de Caucaia adotam protocolo para oferece mais segurança ao paciente

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Uma ação que parece simples, mas tem impacto direto para o paciente: a identificação do usuário a partir da recepção. Agora, os pacientes que chegam as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município de Caucaia, nos bairros do Centro e Jurema, recebem uma pulseira de identificação com dados pessoais e o número de prontuário. O processo garante maior segurança do paciente e otimiza o atendimento.

A identificação acontece na recepção da unidade no momento do cadastro de dados. Uma pulseira é fixada no braço do usuário com nome completo, data de nascimento, idade, número de prontuário, data e horário de atendimento. A identificação do paciente é um dos seis protocolos básicos do Programa Nacional de Segurança do Paciente, instituído pela Portaria MS/GM nº 529/2013. O protocolo permite mais eficiência, segurança e qualidade no atendimento e evita falhas de identificação.

Foto: Reprodução/Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde

“A pulseira traz dados importantes que permite maior assertividade na condução do atendimento, como por exemplo na hora de administrar uma medicação, pois com as informações corretas e de fácil acesso, melhora o fluxo de todos os profissionais envolvidos no processo e reduz as possibilidade de erro”, disse, Fernanda Azevedo, gestora da UPA Eduardo de Castro Pessoa de Lima.

O protocolo de identificação é utilizado também na UPA Dr.Luiz Nerys Nunes de Miranda, no Centro de Caucaia. A unidade recebe em média até dez mil pacientes por mês, a maioria com sintomas leves. Como é o caso da dona de casa, Ana Célia Sampaio, que trouxe o filho mais novo para receber a assistência médica. Com sintomas de gripe e cansaço respiratório, ela já sabe onde encontrar atendimento. “Eu moro distante, mas quando preciso procuro aqui porque o atendimento é rápido. Tenho dois filhos pequenos, então sempre tem alguma necessidade. Aqui eu já conheço os profissionais e me sinto bem e acolhida”, conta.

Nova gestão

As UPAs de Caucaia são gerenciadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), Organização Social que desde janeiro vem implantando mudanças para melhorar o atendimento de saúde. “A gente já percebe que muita coisa mudou. O atendimento agora está rápido, o paciente tem acesso a diversos médicos como clínico, pediatria e odontologia e dessa forma ele sente que é bem assistido”, conta Maria da Natividade Martins, recepcionista da UPA do Centro de Caucaia.

Perfil do paciente nas UPAs

As UPAs funcionam 24h e prestam atendimento adulto e pediátrico. Cerca de 60 % dos pacientes que procuram as UPAs correspondem a casos leves com sintomas de síndrome gripais, febre baixa ou dor de cabeça. Ao chegar nas unidades os pacientes são identificados e classificado de acordo com o risco e gravidade do caso.

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