
Em 2025, o Pint of Science comemora 10 anos de atividades no Brasil e volta a movimentar bares e restaurantes para promover a ciência de forma descontraída. O festival internacional de divulgação científica acontece, simultaneamente, em 27 países e, pelo segundo ano seguido, o Brasil lidera o ranking de participação, com 169 cidades envolvidas. Em Fortaleza, o evento ocorre nos dias 19 e 20 de maio, no Cantinho do Frango (Aldeota) e no Hoots Gastropub (Meireles).
Criado na Inglaterra em 2012, o Pint of Science nasceu da ideia de levar a ciência para fora dos laboratórios, direto para o público, em um ambiente descontraído. No Brasil, a iniciativa chegou em 2015, em São Carlos (SP), e hoje alcança todas as regiões do país.
Em Fortaleza, o festival é realizado desde 2018 pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Embrapa Agroindústria Tropical. Esta edição conta com o patrocínio do Instituto Clima e Sociedade (ICS), Clínica Conceptus Biotec e do LCE+ Laboratório de Conversão Energética e Inovação da UECE.
A coordenação local é de Adriana Rolim (Unifor) e Ana Elisa Sidrim (Embrapa), com apoio da comissão organizadora formada por Aline Teixeira (Embrapa), Antônio Gomes, Daniel Brito, Tallita Tavares (UFC) e Mona Lisa Moura (UECE).
Pint Of Science em Fortaleza
No dia 19 de maio (segunda-feira), a programação será no Cantinho do Frango (Aldeota). Adriano Mattos, pesquisador da Embrapa, abre a noite com a palestra “Raspas e restos nos interessam”, sobre como o aumento das temperaturas está ligado aos nossos hábitos de consumo e o que podemos fazer para garantir um futuro sustentável. Em seguida, a palestra “O tipo de problema que uma cidade é”, com o professor da Unifor Hygor Piaget, apresenta a cidade como sistema complexo e como algoritmos podem ajudar a torná-la mais justa e resiliente.
Na terça-feira (20), a programação do Pint Of Science segue para o Hoots Gastropub (Meireles). A professora da Unifor Cristiana Furtado fará a palestra “DNA não é destino: desvendando os segredos da epigenética”, mostrando como fatores ambientais podem influenciar a expressão dos genes e impactar a saúde. Encerrando a edição de 2025, a professora da UFC Hilma Vasconcelos traz o tema “Do impossível ao inegável: o futuro tecnológico com a mecânica quântica”, destacando os avanços da física quântica e suas promessas para o futuro da tecnologia, com impacto da computação à medicina.
Sobre o Pint of Science
Em 2012, os pesquisadores Michael Motskin e Praveen Paul, do Imperial College London, organizaram um evento em que pacientes com Alzheimer, Parkinson e esclerose múltipla visitaram seus laboratórios para conhecer de perto as pesquisas em andamento.
A experiência foi tão marcante que eles decidiram inverter a lógica: por que não levar os cientistas até o público? Assim nasceu o Pint of Science, criado com o objetivo de aproximar a ciência das pessoas. A primeira edição aconteceu em maio de 2013, em bares da Inglaterra.
No Brasil, o festival chegou em 2015, na cidade de São Carlos (SP), por meio do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP. Desde então, o evento se expandiu e hoje o Brasil é o país com o maior número de cidades participantes no mundo.
Serviço
Pint Of Science 2025 – Programação Fortaleza
19/05 – Segunda-feira
Local: Cantinho do Frango (R. Torres Câmara, 71 – Aldeota)
Palestras
19h – Raspas e restos nos interessam com Adriano Lincoln Albuquerque Mattos (Embrapa)
20h30 – O tipo de problema que uma cidade é com Hygor Piaget Monteiro Melo (Unifor)
20/05 – Terça-feira
Local: Hoots Gastropub (Av. Desembargador Moreira, 125 – Meireles)
Palestras:
19h – DNA não é destino: desvendando os segredos da epigenética com Cristiana Libardi Miranda Furtado (Unifor)
20h30 – Do Impossível ao Inegável: O Futuro Tecnológico com a Mecânica Quântica com Hilma Macedo de Vasconcelos (UFC)