
A Universidade Federal do Ceará (UFC) está na lista do Ranking de Xangai, divulgado nesta segunda-feira (15), que reuniu as mil melhores instituições de ensino superior de todo o mundo. Somente 21 universidades brasileiras aparecem no ranking.
Ao todo, 2.500 universidades foram avaliadas na edição deste ano. A partir do número 100, quando os instituições brasileiras começam a aparecer, o ranking deixa de definir uma posição específica para as universidades e passa a apontar apenas o bloco no qual elas se encaixam. A UFC ficou no bloco entre as 801 e 900 melhores instituições avaliadas.
A USP consta entre as 101 e 150 melhores universidades. Em seguida, vem a Unicamp, UFMG, UFRJ, UFRGS, Unesp, UFPR, UFSCar, Unifesp, Universidade Federal de Viçosa, UFSC, UFF, UNB, UFPE, UFSM, UFPel, UFBA, UFG, UFRN e UFMS.
O ranking é realizado desde 2013 por uma instituição independente, a Shanghai Ranking Consultancy. A avaliação é feita a partir de seis critérios, como o número de prêmios Nobels e Fields entre os graduados e professores das instituições. Outro critério utilizado é o número de artigos publicados em periódicos de ponta, como a revista Science e a Nature.
*Com informações do Otimista