Home Turismo Turistas atribuem nota 9,07 para o grau de satisfação e felicidade vivido em Fortaleza

Turistas atribuem nota 9,07 para o grau de satisfação e felicidade vivido em Fortaleza

5 min read
0
0
41

O turista que visitou Fortaleza nos três primeiros meses deste ano atribuiu uma nota média de 9,07 para o “grau de satisfação e felicidade” frente às experiências vividas durante a estada na cidade. Já a nota média de avaliação das “experiências vividas” foi de 9,34.

Os dados fazem parte do estudo “Percepção da Satisfação e Felicidade do Turista de Fortaleza 2024”, promovido pela Secretaria Municipal do Turismo (Setfor), por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza. Esta é a terceira edição da pesquisa, que foi realizada pela primeira vez em 2022, e é inédita no País.

Assim como nas edições anteriores, os atrativos naturais da Cidade foram os que mais marcaram os visitantes (31,2%), seguidos pela receptividade do fortalezense (16,8%). Na sequência, foram destacadas as experiências vividas (14,4%), a diversão (11,3%), a gastronomia (10,3%), e o atendimento (9,4%).

Entre os entrevistados, 99,3% afirmaram ter encontrado o que esperavam na Cidade, sendo que 96,8% disseram que Fortaleza atendeu suas expectativas. A maioria (98,2%) afirmou que indicaria a capital cearense para outras pessoas e 97,7% disse que retornaria ao destino.

“Temos feito esse levantamento anualmente, desde 2022, e é com muita satisfação que vemos que Fortaleza tem trazido um excelente grau de satisfação e felicidade aos visitantes que nos escolhem como destino”, afirma Alexandre Pereira, titular da Setfor. “Esse tipo de estudo demonstra que o prefeito Sarto tem trabalhado no caminho certo para fortalecer o turismo da nossa Cidade, tão importante para a nossa economia”, finaliza.

Novas experiências

De acordo com a pesquisa, 63,7% dos entrevistados viveram novas experiências durante sua estadia na Cidade. Dentre elas, a mais citada foi a visita à Praia do Futuro (30,3%), seguida pela Beira-Mar (21,7%) e Praia de Iracema (15,3%).

Lazer (59,9%), visita a parentes ou amigos (23,5%), negócios (8,8%) e eventos (4,2%) foram os principais motivos apontados pelos entrevistados para vir a Fortaleza.

Outros motivos, como saúde, compras, melhores oportunidades e estudos foram as motivações para a vinda de 3,1% dos entrevistados. Motivos religiosos (0,3%) e esporte (0,2%) foram as outras razões citadas pelos entrevistados para visitar a Cidade.

Perfil do Turista

Entre os entrevistados, 2,7% eram turistas internacionais, enquanto os demais 97,3% vieram de destinos domésticos. A região Sudeste foi a que mais enviou visitantes (34%), seguida pela região Nordeste (31%), Norte (12,5%), Sul (11,3%) e Centro-Oeste (11,2%).

O estudo “Percepção da Satisfação e Felicidade do Turista de Fortaleza 2024” foi realizado no Aeroporto de Fortaleza, na área de check-in, na praça de alimentação e nos espaços de circulação próximos à Casa do Turista do terminal aéreo.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 2 =

Verifique também

Taxa de alfabetização chega a 93% da população brasileira, revela IBGE

No Brasil, das 163 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 15 anos, 151,5 milhões…