Home Saúde Teste de sangue pode revolucionar diagnóstico de Alzheimer

Teste de sangue pode revolucionar diagnóstico de Alzheimer

3 min read
0
0
21

Estudos recentes mostraram que é possível fazer análises do sangue confiáveis para detectar a demência. Um projeto no valor de 5 milhões de libras foi lançado por cientistas do Reino Unido no ano passado visando permitir que as pessoas sejam diagnosticadas em segundos no Serviço Nacional de Saúde (NHS) dentro de cinco anos.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, os investigadores avaliaram um teste sanguíneo comercial, que já se encontra no mercado, que pode ser tão bom, ou mesmo superar, as punções lombares e os exames dispendiosos na detecção de sinais de Alzheimer no cérebro.

Nicholas Ashton, primeiro autor do estudo da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, disse que os resultados têm implicações relevantes, uma vez que a investigação demonstrou que os medicamentos donanemab e lecanemab podem retardar o declínio cognitivo nos pacientes de Alzheimer.

“Para receber (os novos medicamentos), é preciso provar que se tem amiloide no cérebro”, afirmou. “É simplesmente impossível fazer punções lombares e exames cerebrais a todas as pessoas que precisariam de fazê-los em todo o mundo. É por isso que a análise do sangue tem um enorme potencial.”

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + dezesseis =

Verifique também

Ceará registra abertura de mais de 100 mil pequenos negócios em 2023, revela Sebrae

O Ceará encerrou o ano de 2003 registrando a abertura de 105.740 pequenos negócios. É o qu…