Home Agenda Sobrado Dr. José Lourenço realiza abertura da exposição “Performar” na CAIXA Cultural Fortaleza

Sobrado Dr. José Lourenço realiza abertura da exposição “Performar” na CAIXA Cultural Fortaleza

9 min read
0
0
54

O Governo do Estado do Ceará, por meio do Sobrado Dr. José Lourenço, em parceria com CAIXA Cultural Fortaleza apresentam a abertura da exposição “Performar” que acontecerá nesta terça-feira, dia 23 de abril, às 19h, na CAIXA Cultural Fortaleza localizada na Avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema, na cidade de Fortaleza. O Sobrado é um espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), e é gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.

A exposição “Performar”, com curadoria de Waléria Américo, propõe o encontro de artistas que compõem a primeira década de artes visuais dos anos 2000 na cidade de Fortaleza. Nesse período, as formações artísticas, as produções de artes e a difusão da arte contemporânea consolidaram-se na cidade, consequência de diferentes processos institucionais e ações de artistas independentes da cena local.

A ação faz parte do projeto “Percursos”, idealizado pelo Sobrado, será inaugurada na terça e estará aberta ao público até o dia 26 de maio deste ano, na galeria da CAIXA Cultural Fortaleza. Seu acesso é inteiramente gratuito. A abertura contará com falas oficiais e discotecagem do DJ Gomes Smith que apresentará uma relação de músicas que passam da MPB até o soul.

“Performar” conta com a participação de 23 artistas que se estabeleceram nas artes visuais entre os anos de 2000 a 2014, e apresentaram um conjunto de obras que “afirmam a arte contemporânea enquanto um processo com particularidades performativas”, ou seja, quando o movimento crítico ou relacional aponta para projetos dinâmicos, onde esses artistas criam produções nas quais os significados escapam da materialidade ou visualidade.

A curadora Waléria Américo afirma que escolheu o tema, pois a “realização da produção do início dos anos 2000 revelou uma ação que se faz e se desfaz ou constrói-se exatamente na passagem de um estado para outro. A transitória imagem é compreendida como elo, espaço de habitação de sensibilidades estéticas, poéticas e políticas’’ finaliza.

A visitação acontece de terça a sábado, das 10h às 20h e nos domingos e feriados, das 10h às 19h. As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Aquelas consideradas não recomendadas para crianças ou adolescentes estão sinalizadas no ambiente expositivo ou próximo às obras.

Conheça a curadora

Waléria Américo é artista visual e professora de Artes na Universidade da Amazônia. Mestre em Arte Multimédia – Performance & Instalação pela Universidade de Lisboa. Suas pesquisas artísticas põem em tensão questões que permeiam o corpo e o entorno, a arquitetura e a paisagem, abrindo novas perspectivas de orientação espaço-temporal que no entanto nunca se deixam fixar. Trabalha majoritariamente com registros fotográficos ou em vídeo, muitas vezes de performances que terminam por integrar instalações, também passando pelo objeto, desenho e experimentações sonoras.

Dentre exposições se destaca sua participação na Mostra Sesc de Artes Visuais, Sobral (2023); Elas – De Musas a Autoras, Unifor 50 anos, Fortaleza (2023); SE ARAR, Pinacoteca do Ceará, Fortaleza (2022); Espelho Labirinto – Coleção SérgioCarvalho, Brasília (2022) Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, Belém do Pará (2021); e Arte Sonora Brasileira – Dystopie Sound Art Festival, Berlim (2020). Realizou as curadorias de “Rarefeito” com mulheres artistas no Sobrado Dr. José Lourenço Fortaleza CE (2021); “O corpo é o centro da tempestade” com jovens artistas pela Secretária de Cultura De Fortaleza – Secultfor (2021) e “Viver 2020” com fotógrafas do grupo Sol para Mulheres na Imagem Brasil Galeria, Fortaleza CE (2021).

Sobre o Sobrado

Foto: Divulgação

Tombado como patrimônio cultural estadual, o Sobrado foi inaugurado em 31 de julho de 2007 e tem como missão a valorização do artista cearense e a difusão das Artes Visuais, por meio de ações de fomento, criação, formação, pesquisa e fruição em artes, em diálogo com amplos segmentos artísticos, culturais e sociais, além de corroborar a preservação da história e memória do Ceará.

Serviço

Sobrado Dr. José Lourenço realiza abertura da exposição “Performar” em parceria com a CAIXA Cultural Fortaleza

Dia: 23 de abril de 2024

Horário: 19h

Local: Galeria da CAIXA Cultural Fortaleza – Avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema – Fortaleza/CE

Atividade gratuita

Exposição “Performar” – em cartaz

Visitação: de 24 de abril a 26 de maio de 2024

Horário: de terça a sábado, das 10h às 20h, e domingo e feriados, das 10h às 19h

Verifique a classificação indicativa

Local: Galeria da CAIXA Cultural Fortaleza – Avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema – Fortaleza/CE

Atividade gratuita

Informações: @sobrado154 / ascom.sobrado@institutomirante.org / (85) 99622.2023 (WhatsApp) / Site CAIXA Cultural / Instagram:@caixaculturalfortaleza / (85) 3453-2770 / (85) 99418-945

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Agenda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 11 =

Verifique também

Festival de fotografia tem programação gratuita no Sertão Central

A quinta edição do Festival de Fotografia do Sertão Central acontece em Quixeramobim e Qui…