
O maior evento de música católica da América Latina está mais perto de ganhar reconhecimento nacional. O Senado aprovou o Projeto de Lei 2121/2022, de autoria do deputado federal Danilo Forte (União Brasil-CE), que inclui o Festival Halleluya no calendário oficial de eventos turísticos do Brasil. A proposta agora segue para sanção presidencial.
Idealizado pela Comunidade Católica Shalom, o Festival Halleluya é realizado há 26 anos e representa um marco de fé, cultura, juventude e solidariedade. A edição de 2025 já tem data marcada: de 23 a 27 de julho, no CÉU – Condomínio Espiritual Uirapuru, em Fortaleza (CE).
O evento contará com grandes atrações no palco principal, como Guilherme de Sá, Rosa de Saron, Padre Fábio de Melo, Frei Gilson, Padre Marcelo Rossi, Missionários Shalom, Irmã Kelly Patrícia, entre outros nomes consagrados da música cristã.
Além da programação musical, o Halleluya também é referência em iniciativas sociais. Na edição mais recente, foram arrecadadas mais de 868 bolsas de sangue, 1,5 tonelada de alimentos, além do trabalho voluntário de 10 mil pessoas, que garantiram a logística do festival e ações como reciclagem de resíduos (mais de 1 tonelada).
Para o deputado Danilo Forte, o reconhecimento do evento vai muito além do palco: “O Halleluya é fé em movimento. É inclusão, cultura, solidariedade. Já é Patrimônio Cultural de Fortaleza e do Ceará. Agora, precisa ser reconhecido também pelo Brasil inteiro como um evento que transforma vidas.”
O festival já faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará, pela Lei Estadual nº 15.351/2013, e foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial de Fortaleza pela Lei Municipal nº 10.711/2018.
A inclusão no calendário turístico nacional deve contribuir para aumentar o investimento público e privado no evento, ampliar sua visibilidade e consolidar ainda mais Fortaleza como um destino de turismo religioso e cultural.