Home Agenda Secretaria da Cultura do Ceará lança Ciclo Carnavalesco 2024

Secretaria da Cultura do Ceará lança Ciclo Carnavalesco 2024

5 min read
0
0
23

A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), por meio do Instituto União Arte, Educação e Culturas Populares, lança, na próxima quinta-feira (8), o Ceará Ciclo Carnavalesco 2024. Com o tema “Entre Batuques e Loas, Quem Dá as Cartas do Ciclo Carnavalesco é Rei”, a solenidade será realizada às 18h30, no Hub Cultural Porto Dragão, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). O acesso a toda a programação é gratuito.

Na programação, a escola de samba  “Império Ideal”, mais antiga do estado (fundada entre as décadas de 1940 e 1960), será homenageada com uma comenda de reconhecimento por seu trabalho de fomento às festividades carnavalescas no Ceará. Também terá seu reconhecimento firmado o Maracatu Rei de Paus, Tesouro Vivo e Ponto de Cultura reconhecido pela Secult Ceará.

E para celebrar a abertura oficial das festividades carnavalescas no estado, receberemos Mestre Almeida Rainha, Tesouro Vivo da Cultura e do maracatu cearense. Além disso, um grande encontro reúne os Balaieiros dos Maracatus do Ceará que se apresentarão entoados pelo cantor cearense Calé Alencar.

Dentre as ações formativas, teremos o Processo de Seleção Simplificado para Pesquisadores(as)/Avaliadores(as), que acontece nos dias 05 e 06 de fevereiro, de forma virtual. As inscrições estão abertas a partir desta quinta-feira (1º) e seguem até o dia 3 (sexta-feira),  por meio do Mapa Cultural do Ceará, mediante ao preenchimento das vagas. E a oficina de “Ofício do Balaieiro”, figura emblemática dentro das tradições dos maracatus, acontece dia 6 (terça-feira), às 10h, na Escola Municipal Jesus Cristo, no bairro Jardim Iracema.

O Edital constitui-se como uma ação contínua de fomento à valorização das manifestações e festividades carnavalescas do Estado Ceará.

Ceará Ciclo Carnavalesco 2024

O Ciclo Carnavalesco faz parte de uma ação consolidada da política de Patrimônio Cultural para o fomento de bens, produtos e serviços relacionados às manifestações populares do Ciclo Carnavalesco das várias regiões do Ceará.

É uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), com produção do Instituto União Arte, Educação e Culturas Populares.

Serviço:

Ceará Ciclo Carnavalesco 2024 —  “Entre Batuques e Loas, Quem Dá as Cartas do Ciclo Carnavalesco é Rei”

Lançamento —  08/02 (quinta-feira) — 18h30 — Porto Dragão

Acesso gratuito

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Agenda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 2 =

Verifique também

Circo Americano faz Espetáculo Inclusivo no próximo domingo (3)

Durante o show, as luzes do picadeiro e da plateia serão suavizadas, a trilha sonora será …