Home Cidade Sarto viaja aos EUA a convite da Bloomberg Philanthropies para participar de programa de consultoria em uso de dados

Sarto viaja aos EUA a convite da Bloomberg Philanthropies para participar de programa de consultoria em uso de dados

7 min read
0
0
140

O prefeito José Sarto viaja aos Estados Unidos nesta segunda-feira (11) para cumprir missão na cidade de Baltimore, em Maryland, a convite da Bloomberg Philanthropies. Fortaleza foi selecionada para integrar o programa City Data Alliance, que ofertará consultorias especializadas a 22 cidades das Américas do Norte, Central e do Sul para qualificar o uso de dados, a fim de avançar em equidade social e resolver desafios urbanos. Durante a viagem de Sarto, o vice-prefeito Élcio Batista assume interinamente a Prefeitura de Fortaleza.

Em Baltimore, o prefeito participará de capacitação ao lado de prefeitos das outras 21 cidades selecionadas, encontro que é pré-requisito e dará início às atividades de consultoria com duração de um ano.

De acordo com a Bloomberg Philanthropies, as 22 cidades foram selecionadas entre um grupo competitivo de candidatos e o programa é uma oportunidade de se conectar e aprender com essa rede de líderes municipais, com o objetivo de construir um novo padrão para práticas globais de uso de dados nas cidades.

Entre as áreas de especialização do programa, Fortaleza elegeu “Excelência em Compras Públicas”. Realizada em parceria com a Harvard Kennedy School Government Performance Lab, ao longo de 12 meses, a consultoria treinará um grupo de gestores e servidores do Município a respeito de estratégias que visam ajudar governos a usar compras públicas e contratações para obter os melhores resultados para a população.

“A Prefeitura de Fortaleza já tem uma infraestrutura bem consolidada e madura de compras públicas e essa consultoria é bem-vinda para aprimorarmos ainda mais os nossos processos. A Bloomberg vai proporcionar uma mentoria em ciência de dados e auxiliar a nos desenvolver ainda mais na gestão das nossas contas públicas”, afirmou o prefeito Sarto.

Cidades selecionadas

Ao todo, 22 cidades foram escolhidas para o programa. Fortaleza e Rio de Janeiro são as duas únicas cidades brasileiras. De toda a América Latina, há outras seis cidades: Guadalajara (México); San Pedro Garza García (México); Montevidéu (Uruguai); Renca (Chile); Buenos Aires (Argentina); e Rosário (Argentina).

O Programa contará ainda com a participação de duas cidades do Canadá, Regina e Kitchener, além de 12 dos Estados Unidos, incluindo Baltimore, Baton Rouge, Charleston, Chattanooga, Detroit, Riverside, Rochester, San Antonio, Scottsdale, South Bend, Tempe e Tulsa.

Processo seletivo

Para integrar o programa City Data Alliance, Fortaleza participou de rigoroso processo seletivo, que buscou identificar cidades que já usam dados de maneira mais sofisticada, ambiciosa e avançada.

O prefeito José Sarto enviou vídeo à Bloomberg Philanthropies, no qual expressou o desejo de Fortaleza de participar do programa, explicou sua visão sobre o uso de dados na cidade, apresentou capacidades e práticas adotadas na Capital e afirmou compromisso com o aprimoramento dos esforços em busca de uma vida melhor para a população.

Alem do vídeo, a seleção considerou também ferramentas, estratégias e iniciativas da Prefeitura quanto ao uso de dados em diferentes áreas da gestão pública. Entre os destaques, estão a parceria anterior com a Bloomberg para elaboração e execução de políticas de mobilidade urbana na Capital; o Censo da População de Rua de Fortaleza; o Observatório da Juventude de Fortaleza; e o Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor). Todos são exemplos de iniciativas que fazem uso de dados para o efetivo direcionamento de políticas públicas e investimentos.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − 3 =

Verifique também

Fortaleza tem alerta de perigo de chuvas intensas no feriado de Corpus Christi, diz Inmet

A previsão do instituto é que as cidades registrem chuvas e ventos intensos entre hoje (29…