Home Geral Santuário do Sagrado Coração de Jesus, em Juazeiro do Norte, recebe visita da relíquia de São Pio de Pietrelcina

Santuário do Sagrado Coração de Jesus, em Juazeiro do Norte, recebe visita da relíquia de São Pio de Pietrelcina

6 min read
0
0
96

Na tarde desta quinta-feira (18), o Santuário do Sagrado Coração de Jesus, em Juazeiro do Norte-CE, recebeu a visita de uma relíquia de primeiro grau de São Pio de Pietrelcina. A relíquia foi exposta durante a missa das 16h, em meio a programação da Romaria de 90 anos de vida eterna do Servo de Deus Padre Cícero Romão Batista. Após a celebração, houve um momento de pregação proferida pelo missionário Rogério Melo, coordenador do Movimento Nacional dos Filhos (as) Espirituais de São Padre Pio de Pietrelcina no Brasil.

O missionário Rogério Melo, explicou que: “O Movimento Nacional dos Filhos Espirituais de Padre Pio surgiu com o objetivo de levar esta devoção às pessoas que ainda não conheceram a sua vida, a sua história e, também, fortalecer a fé daquelas que já são devotas, aquelas pessoas que já são simpatizantes, aqueles filhos espirituais do Padre Pio”.

A Relíquia apresentada, ex capillis, trata-se de cinco fios de cabelos do santo italiano, que vieram do Vicariato de Roma. Este símbolo de fé está sob os cuidados do Movimento, desde outubro de 2023, e tem sido utilizado em diversas peregrinações pelo Brasil. Segundo Rogério, a Diocese de Crato-CE é a oitava a receber a relíquia.

A peregrinação na Diocese de Crato-CE acontece até o próximo domingo, dia 21. Entre os locais que já receberam ou vão receber a exposição da relíquia estão: Cúria Diocesana e Santuário Eucarístico, em Crato-CE; Santuário do Sagrado Coração de Jesus e Santuário de São Francisco das Chagas, em Juazeiro do Norte; Hospital São Vicente e Capela do Caldas, em Barbalha.

Foto: Divulgação

Sobre o padre Pio

São Pio nasceu na segunda metade do século XIX, a 25 de maio de 1887, em Pietrelcina, Itália. A criança foi batizada com o nome de Francesco Forgione e cresceu no seio de uma família de camponeses. Entrou para o Noviciado dos Frades Menores Capuchinhos, aos 16 anos, em Marcone, comuna Italiana, adotando o nome de Frei Pio. Foi ordenado sacerdote no ano de 1910. Padre Pio tinha um profundo amor por sua vocação e pela fé católica. Foi um sacerdote responsável pela direção espiritual de muitos fiéis, através dos sacramentos especialmente, da Celebração Eucarística, além do diálogo, da presença amiga e de ações de caridade.

Padre Pio faleceu em 23 de setembro de 1968, mas em sua vida, também sofreu com humildade e serenidade as dores do crucificado, este santo recebeu os estigmas. A sua beatificação ocorreu em maio de 1999 e em junho de 2002, foi proclamado santo, há época, pelo Papa João Paulo II. Por ocasião de sua canonização, foi ressaltado este motivo: “A Igreja, ao inscrever o Beato Pio de Pietrelcina no Registo dos Santos, oferece aos fiéis uma imagem viva da bondade do Pai, imitador apaixonado de Jesus Crucificado e instrumento dócil do Espírito Santo ao serviço dos fiéis enfermos em corpo e espírito”. Informações biográficas divulgadas pela Canção Nova.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Geral

Deixe um comentário

Verifique também

KUYA realiza semana de moda com atividades que trazem representatividade na produção negra, indígena e periférica

A KUYA — Centro de Design do Ceará realiza, de 22 a 25 de maio, a segunda edição da semana…