Home Cidade Santana do Cariri festeja beatificação de Menina Benigna; Ceará realiza melhoria e ampliações no centro de peregrinação

Santana do Cariri festeja beatificação de Menina Benigna; Ceará realiza melhoria e ampliações no centro de peregrinação

7 min read
0
0
127

Dia histórico para a cidade do Crato, para o Ceará e o Brasil. A arquidiocese do Crato celebrou uma cerimônia oficial na qual Benigna Cardoso da Silva – a Menina Benigna – foi consagrada como beata: a primeira mártir cearense a receber o título concedido pela Igreja Católica. A beatificação ocorreu no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, no Crato. Enquanto isso, em Santana do Cariri, terra natal da homenageada, um projeto do Governo do Ceará realiza melhoria e ampliações no centro de peregrinação. A governadora do Ceará, Izolda Cela, participou da celebração, ao seu lado estavam o senador e o governador eleitos do Ceará, Camilo Santana, e Elmano de Freitas.

Foto: Tatiana Fortes e Nívia Uchoa/Governo do Ceará

A governadora destacou o teor emotivo deste momento único. “O governo do Ceará tem planejado, preparado e participação nessa importante celebração. E hoje é o momento de culminância. Nós ouvimos palavras lindas, inspiradoras, que nos leva a crer que a determinação da Menina Benigna, de seguir a Jesus, representa e com certeza inspira, nos fortalece nessa luta que é de hoje, que ainda tão atual, relacionada a violência contra a mulher, a violência contra crianças e adolescentes”, pontuou Izolda Cela.

Turismo religioso

Foto: Tatiana Fortes e Nívia Uchoa/Governo do Ceará

A beata possui um espaço em sua homenagem no distrito de Inhumas, em Santana do Cariri, local onde nasceu e que recebe pelo menos duas vezes por ano milhares de pessoas, nas romarias e caravanas em devoção à Menina Benigna. No intuito de ampliar a estrutura existente na área, formada por uma capela e um memorial, e oferecer mais conforto e segurança ao público, que deve aumentar com a beatificação, a nova área do santuário terá aproximadamente 48 mil metros quadrados (m²). A construção é supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), e encontra-se com 35% da execução concluída.

Foto: Tatiana Fortes e Nívia Uchoa/Governo do Ceará

“O turismo religioso promove muitas oportunidades. Que a Menina Benigna seja uma luz assim, que ilumine outras tantas paragens para além do Cariri, para o Ceará. Que as pessoas possam nos visitar em busca dessa graça, de inspiração, e de força. Estamos estruturados e continuamos a estruturar as cidades do Ceará para receber bem todos, isso é desenvolvimento e prosperidade”, explicou a governadora Izolda Cela.

Foto: Tatiana Fortes e Nívia Uchoa/Governo do Ceará

O complexo religioso será integrado com monumento em memória à jovem, templo para celebração de missas campais, uma trilha pavimentada de cerca de 500 metros conhecida como Caminhos do Martírio, além de estacionamento para motos, carros e ônibus, e jardins arborizados. No momento, as equipes de engenharia se concentram nos serviços de terraplanagem da área de fundações da estátua e na pavimentação das vias de acesso, passeios e estacionamento em piso intertravado.

São mais de R$ 15 milhões investidos através do Tesouro do Estado para ampliar e requalificar a área que compreende o santuário da Menina Benigna, equipamento que, ao término da obra, passará a fazer parte do circuito de atrações regionais do Cariri, coordenadas pela Secretaria da Cultura (Secult), dessa forma estimulando o turismo religioso e fortalecendo as tradições culturais do povo cearense.

Menina Benigna

Foto: Tatiana Fortes e Nívia Uchoa/Governo do Ceará

Santanense aclamada como “Heroína da Castidade”, Benigna Cardoso da Silva nasceu em 15 de outubro de 1928, vindo a falecer aos 13 anos de idade, em 24 de outubro de 1941, vítima de assassinato cometido por Raul Alves ao tentar violentá-la. A resistência da moça às agressões tornou-se símbolo da fé popular e da luta contra abusos sofridos por mulheres, crianças e adolescentes. Em 2011, a Diocese do Crato deu início ao seu processo de beatificação. Em 2019, o martírio de Benigna foi reconhecido pelo Vaticano.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

Verifique também

Double You se apresenta em Fortaleza em novembro

Após consolidar-se como espaço dedicado à cena musical em Fortaleza, o Pub 5 Elementos com…