Home Cidade Requalificação da Praça da Academia Cearense de Letras tem ordem de serviço assinada

Requalificação da Praça da Academia Cearense de Letras tem ordem de serviço assinada

7 min read
0
0
20

O prefeito José Sarto assinou, nesta quinta-feira (11), a ordem de serviço para a obra de requalificação da Praça da Academia Cearense de Letras (ACL), no bairro Centro. O calçadão, localizado entre as ruas do Rosário e Guilherme Rocha, será totalmente requalificado com a construção de uma nova área de convivência, paisagismo e esculturas em homenagem à literatura cearense.

Durante a assinatura, Sarto destacou a importância histórica do espaço. “Vamos requalificar totalmente essa praça, um espaço que faz referência a Padaria Espiritual, movimento literário do final do século XIX, ponto de encontro principal da juventude intelectual daquela época. Pretendemos dar uma chacoalhada na intelectualidade, na academia de um modo geral, no setor de cultura, trazendo a juventude para cá. Será, sem sombra de dúvidas, um novo ponto de encontro, ou melhor, reencontro de Fortaleza com a sua história”, afirmou.

Coordenada pela Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), a obra deve ser concluída em 120 dias. O projeto prevê a drenagem da área, instalação de novo piso em pedra Cariri, além da construção de muretas, novo mobiliário urbano, pintura, novos pontos de iluminação e paisagismo. Além disso, a Secretaria de Infraestrutura (Seinf) realizará a requalificação do entorno, nas ruas Guilherme Rocha, General Bezerril e Pedro Borges.

“O centro de Fortaleza é algo de suma importância. Neste espaço faremos, além da requalificação da praça, algo que se assemelha muito ao que temos no Passeio Público, com café, arborização, para que as pessoas possam conviver com esse espaço importante que faz parte da história da nossa cidade. A prefeitura também vai requalificar as vias do entorno, para que a gente possa devolver esse espaço à população cearense da melhor forma possível”, explicou Ferruccio Feitosa, titular da Seger.

A obra se localiza nos arredores da ACL, situada no Palácio da Luz, prédio histórico considerado o mais antigo prédio público de Fortaleza. De acordo com o presidente da Academia, Tales de Sá Cavalcante, com a entrega da intervenção, a cultura no local será intensificada: “Poderemos reviver os bons momentos desse local, onde tínhamos o Café Java e o jardim. Será um ambiente cultural, onde teremos lançamento de livros, saraus. O verde irá voltar, e a cultura será intensificada”, afirmou.

A obra também contempla a construção de um amplo quiosque com estrutura apropriada para ponto comercial. O espaço, que será uma réplica do Café Java, antigo local de encontro dos intelectuais da Padaria Espiritual, contará com cobertura termoacústica na cor vermelho-telha, adornos e painéis. O local receberá uma cozinha/copa com balcão para atendimento, transformando a região em uma ampla área de convivência aos frequentadores e visitantes.

A intervenção faz parte do pacote de reformas da gestão municipal que prevê mais de R$ 50 milhões em investimentos, a serem utilizados até 2024, na revitalização de praças e areninhas. Os recursos são advindos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (Fundurb), administrado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). Os espaços foram escolhidos atendendo solicitações da população enviadas pelas 12 Regionais de Fortaleza.

Estiveram presentes na assinatura os secretários Isaac Andrade, Samuel Dias, Pedro França e Elpídio Nogueira, além dos vereadores e suplentes Moura Taxista, Michel Lins, Audizio Oliveira e Nêga do Henrique Jorge.

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − nove =

Verifique também

Theatro Via Sul recebe espetáculo do Peter Pan

Uma aventura na Terra do Nunca: Acredite nos seus sonhos! Esse clássico ganhará uma montag…