Home Cidade Prefeitura realiza ação para proteção integral de crianças e adolescentes durante o Fortal 2022

Prefeitura realiza ação para proteção integral de crianças e adolescentes durante o Fortal 2022

5 min read
0
0
63

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), realizará ação protetiva para acompanhar possíveis casos de violação de direitos praticados contra crianças e adolescentes durante o Fortal 2022, que acontece de quinta-feira (21) a domingo (24). A ação, em parceria com a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), será realizada nos quatro dias de evento, de 17h às 22h.

Os educadores sociais e técnicos do Programa Ponte de Encontro, executado pela Funci, e da SDHDS realizarão abordagem social para identificar situações de violação de direito que envolvam crianças e adolescentes, tais como: trabalho infantil (que inclui mendicância, comércio e a exploração sexual), situações de negligência (crianças que ficam sozinhas no local, por exemplo) e violência.

Os casos identificados serão encaminhados à rede socioassistencial de Fortaleza. Além do trabalho educativo, com entrega de material, que busca ensibilizar os ambulantes e foliões sobre as situações de trabalho infantil e outras violações de direitos.

De acordo com o presidente da Funci, Iraguassu Filho, o trabalho dessas equipes é de suma importância.

“A Prefeitura de Fortaleza tem marcado presença em diversos pontos e eventos da cidade por entender a necessidade dessa fiscalização, de forma a garantir a defesa dos direitos de crianças e adolescentes. E tão importante quanto identificar e dar encaminhamento aos casos é a sensibilização da população para que possam agir também como defensores desses direitos e denunciando sempre que necessário. A responsabilidade é de todos e cada um deve fazer seu papel na proteção das crianças e adolescentes”, concluiu.

Denuncie

A denúncia é dever de todo cidadão que toma conhecimento de uma violência praticada contra crianças e adolescentes. Em situações de suspeita ou confirmação de violações de direitos de crianças e adolescentes procure o Conselho Tutelar ou ligue para o Disque 100. A ligação é gratuita, anônima e com atendimento 24 horas, todos os dias da semana.

O Plantão do Conselho Tutelar pode ser acionado para garantir o atendimento à criança ou adolescente vítima de algum tipo de violência. O Conselho está localizado na rua Capitão Melo, 3883 – São João do Tauape. O horário de funcionamento é das 17h às 8h (em dias úteis) e 24h (sábados, domingos e feriados). Telefone: (85) 3238-1828 / 98970-5479.

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × dois =

Verifique também

Cantor cearense Ednardo participa do programa Altas Horas em homenagem aos anos 1970

Cearense divide o palco com nomes como Lô Borges, As Frenéticas e Peninha neste sábado (24…