Home Cidade Prefeitura moderniza o Bicicletar com bikes elétricas, novas estações e presença em todas as Regionais de Fortaleza

Prefeitura moderniza o Bicicletar com bikes elétricas, novas estações e presença em todas as Regionais de Fortaleza

8 min read
0
0
25

A Prefeitura de Fortaleza está iniciando uma nova etapa de modernização do Bicicletar, um dos sistemas públicos de compartilhamento de bicicletas mais utilizados no País. Até o final deste ano, a cidade contará com 300 novas estações, sendo 105 em locais ainda não contemplados com a medida. A iniciativa, que faz parte do programa Pedala Mais, chegará a todas as Regionais da cidade com o objetivo de democratizar a utilização deste meio de transporte ativo e sustentável.

Além da ampliação, as 195 estações existentes serão substituídas gradativamente por novos equipamentos. Para isso, será necessária a desativação temporária desses pontos até a substituição de todos os componentes. Durante o período, os usuários devem utilizar estações mais próximas, conforme comunicados disponíveis nos locais e no site do Bicicletar. A relação das primeiras 25 estações beneficiadas está abaixo.

Os ciclistas perceberão diversas melhorias no sistema, como estações e bicicletas totalmente novas; a instalação de dispositivos antifurtos que inibem práticas indesejadas, fortalecendo a segurança e vida útil dos equipamentos; e a modernização do sistema de câmeras de videomonitoramento com identificação facial, que vai aprimorar o acompanhamento da utilização das bikes, estações e demais aparatos ligados ao Bicicletar. A identidade visual dos equipamentos também será atualizada.

Outra novidade é que o sistema será modernizado com pelo menos 100 bicicletas elétricas dotadas de pedal assistido e autonomia mínima de 50 km para proporcionar maior conforto e praticidade no ir e vir.

“O Bicicletar é parte de uma série de políticas públicas que torna Fortaleza referência nacional no estímulo à mobilidade ativa e no reforço da segurança viária dos seus usuários por meio da constante expansão da nossa malha cicloviária. Com a renovação das estações, incentivamos mais ciclistas a pedalarem porque oferecemos um ambiente mais cômodo, seguro e protegido”, destaca Antônio Ferreira Silva, superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

Sistema consolidado

Gerido pela AMC, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), em parceria com a Unimed Fortaleza e a Serttel, o Bicicletar é considerado um dos maiores sistemas de bicicletas compartilhadas no Brasil em número de estações por habitantes e é o terceiro colocado em número total de estações, atrás somente de Rio de Janeiro e São Paulo.

Serão implantadas 105 novas estações do Bicicletar e sete do Mini Bicicletar até o fim de 2024. A medida possibilita que o sistema esteja presente em todas as regionais de Fortaleza neste período. O objetivo é incentivar e democratizar a utilização deste meio ativo e sustentável, atendendo à população de áreas que ainda não foram contempladas com o projeto.

Atualmente, o sistema possui 195 estações Bicicletar Adulto, além das 13 do Mini Bicicletar e 16 Bicicletar Corporativo. Com mais de 450 mil usuários cadastrados, o programa impediu a emissão de mais de 2.740 toneladas de gás carbônico na atmosfera desde o início das atividades, em 2014, com quase sete milhões de viagens.

Primeiras estações contempladas

142 – Praça Paulo Benevides (Messejana)

139 – Plaza Shopping (Messejana)

136 – Hospital do Coração (Messejana)

127 – Conjunto Alvorada (Sapiranga)

129 – Correios Oliveira Paiva (Cambeba)

72 – Praça da OAB (Guararapes)

133 – AMC (Cidade dos Funcionários)

121 – Praça João Ventura Martins (Engenheiro Luciano Cavalcante)

125 – Praça Nossa Senhora Aparecida (Jardim das Oliveiras)

111 – Capela de São Sebastião – Dendê (Edson Queiroz)

73 – FIC Guararapes (Guararapes)

68 – Hospital Geral de Fortaleza (Papicu)

64 – Otávio Lobo (Cocó)

159 – Praça Mauá (Panamericano)

145 – Shopping Fortaleza Sul (Parreão)

58 – Contax Borges de Melo (Parreão)

147 – Praça Vila União (Vila União)

148 – Cagece – Praça do Vaqueiro (Aeroporto)

51 – Casa Freitas Montese (Bom Futuro)

194 – Vital Brasil (Bonsucesso)

164 – Igreja N. S. Aparecida (Montese)

176 – Lagoa da Parangaba (Parangaba)

154 – Humberto Monte (Bela Vista)

196 – Praça da Juventude (Granja Portugal)

192 – Centro Cultural Bom Jardim (Granja Lisboa)

 

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 4 =

Verifique também

Circo Americano faz Espetáculo Inclusivo no próximo domingo (3)

Durante o show, as luzes do picadeiro e da plateia serão suavizadas, a trilha sonora será …