Home Educação Prefeitura de Fortaleza garante reajuste de 10,374% para professores

Prefeitura de Fortaleza garante reajuste de 10,374% para professores

6 min read
0
0
22

A Prefeitura de Fortaleza propôs, nesta sexta-feira (02/02), um reajuste salarial de 10,374% para os professores da Rede Municipal de Ensino. A proposta foi formalizada em nova reunião com o Sindicato União dos Trabalhadores da Educação (Sindiute) e com a Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE).

A proposta é implantar o índice de 3,62% do piso nacional estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) retroativamente ao mês de janeiro. E, no mês de junho, conceder mais um ponto percentual, além da incorporação da regência de classe, que corresponde a 5,5%.

“Com isso, o piso em Fortaleza para os professores passa a ser de R$ 4.592,61. Essa é mais uma demonstração do nosso compromisso de dialogar com a categoria e ofertar melhores condições de trabalho para seguirmos juntos oferecendo um ensino público de qualidade para nossas crianças e adolescentes”, declarou o prefeito José Sarto.

Junto ao reajuste salarial, a Prefeitura de Fortaleza se comprometeu com aumento de 10% no vale-alimentação (Adicional de Dedicação Integral). Além disso, o valor mensal a ser pago da pecúnia será definido até o final de fevereiro.

Durante a reunião, Sarto reafirmou que a educação é uma das prioridades da gestão e que a Prefeitura de Fortaleza investe valores recordes na pasta.

“A educação sempre foi tratada com máxima prioridade em nossa gestão. Para vocês terem ideia, 27,51% de todo o orçamento de Fortaleza é aplicado na Educação. Outro dado importantíssimo: do ano passado para cá, a folha de pagamento dos professores aumentou em 20%”, concluiu.

Entre as ações já realizadas pela atual gestão em prol da Educação municipal estão o concurso público para professores, reforma e expansão do parque escolar e incentivo à educação permanente.

“Nosso foco principal é a garantia do reajuste salarial do magistério. Essa proposta que fizemos ao Sindiute está, inclusive, acima do piso estabelecido nacionalmente e solicitado pela categoria. É um reajuste de 10,37% e houve também um aumento na ADI de 10%. Logo mais neste mês, iremos também discutir a questão das pecúnias”, informou Dalila Saldanha, titular da Secretaria Municipal da Educação (SME).

“É um diálogo importante que o prefeito mantém com a categoria da educação. Lembrando que é uma política pública importante e prioridade para a gestão. É a busca por um caminho e denominador comum. Dialogamos de forma muito respeitosa com o sindicato e a proposta é importante e cumpre a demanda salarial”, declarou o vereador Iraguassu Filho.

Estiveram presentes na reunião os vereadores Gardel Rolim, presidente da Câmara Municipal, Iraguassu Filho, líder do governo, e Didi Mangueira, vice-líder. A reunião também contou com a presença de Ana Cristina Guilherme (Sindiute) e Gardênia Baima (CUT-CE).

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 2 =

Verifique também

Prêmio RioMar Mulher 2024: conheça as 10 personalidades reconhecidas da 8ª edição

“A conquista de uma abre caminhos pra todas” é o slogan da 8ª edição do Prêmio RioMar Mulh…