O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, sancionou, nesta sexta-feira (26), a lei que institui o Passe Livre Todo Dia, ampliando a gratuidade estudantil para os meses de férias escolares, fins de semana e feriados. Com a medida, válida a partir de 1° de julho de 2026, alunos que possuem Carteira de Estudante emitida junto à Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) passarão a contar com duas passagens gratuitas por dia durante todos os 365 dias do ano.
A sanção do Passe Livre Todo Dia ocorreu em momento compartilhado com dezenas de estudantes da rede pública, no bairro Parque Dois Irmãos, após a assinatura da ordem de serviço para a construção de dez novos Centros de Educação Infantil (CEIs), em Fortaleza.
Ao lado do prefeito Evandro Leitão, a sanção contou com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas; do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Leo Couto; e do presidente da Etufor, George Dantas.
A extensão da gratuidade aos estudantes com no transporte público cumpre um compromisso de campanha do prefeito Evandro Leitão e beneficia, em média, mais de 300 mil pessoas que solicitam a carteirinha anualmente. O investimento anual previsto para garantir a ampliação do benefício é de R$ 8,5 milhões, subsidiado pela Prefeitura de Fortaleza e pelo Governo do Estado do Ceará.
O Projeto de Lei 18/2026, do Passe Livre Todo Dia, foi enviado à Câmara Municipal de Fortaleza no último dia 22 de junho e aprovado pelos vereadores já no dia seguinte, 23 de junho, recebendo reconhecimento dos parlamentares pela significativa relevância social.
“Sancionamos hoje a lei que amplia o Passe Livre. A partir do dia 1° de julho, é Passe Livre Todo Dia, com duas passagens gratuitas por dia para os nossos estudantes irem à praia, ao shopping, e terem acesso ao lazer durante as férias, fins de semana e feriados”, destacou o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, reforçando a parceria com o Governo do Estado do Ceará, que possibilitou o investimento.
Atualmente, o Passe Livre garante aos estudantes duas passagens gratuitas por dia durante os dias letivos. Com a ampliação, válida já a partir da próxima quarta-feira (1º/07), os estudantes poderão utilizar o benefício também nos períodos de férias, em que participam de cursos de reforço, atividades esportivas, culturais, programas de qualificação profissional, estágios, preparação para vestibulares e exames, além de exercerem plenamente o direito ao lazer, à cultura e à convivência comunitária nos feriados e fins de semana.
O presidente da Etufor, George Dantas, ressaltou o impacto social da política pública. “Esse é mais um compromisso de campanha do prefeito Evandro Leitão, que amplia as possibilidades dos nossos estudantes que antes não tinham condições de consumir a cidade nas férias, nos fins de semana e em feriados. Agora, podem fazer isso usando o transporte público de forma gratuita duas vezes ao dia”, afirmou.
Até junho de 2026, mais de 269 mil Carteiras de Estudante já haviam sido emitidas em Fortaleza. Desse total, cerca de 215 mil pertencem a estudantes da rede pública municipal, estadual, federal ou bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni), representando aproximadamente oito em cada dez carteiras entregues. Outros 54 mil alunos da rede privada também serão beneficiados pelo Passe Livre Todo Dia.
Somente no primeiro semestre de 2026, foram registradas quase 9,5 milhões de passagens gratuitas a estudantes no transporte coletivo de Fortaleza, gerando uma economia estimada em R$ 14,2 milhões para os alunos da Capital. Além disso, a Carteira de Estudante assegura o benefício da integração, permitindo o uso de mais de um ônibus em um intervalo de até duas horas pagando apenas uma tarifa. Esse recurso foi utilizado mais de 2,4 milhões de vezes no período.
O impacto direto da política pública de mobilidade urbana de Fortaleza na educação foi destacado pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, que reforçou o compromisso do Governo do Estado do Ceará de subsidiar a ampliação do Passe Livre Todo Dia, junto ao Município.
Como solicitar a Carteira de Estudante
Estudantes que desejam obter a Carteira de Estudante de 2026 podem fazer a solicitação durante todo o ano, até dezembro, por meio do site Identidade Estudantil.
É preciso preencher formulário com os dados pessoais e enviar fotos legíveis da declaração de matrícula vigente, de documento oficial com foto, CPF e do comprovante de residência. Por fim, é necessário registrar a biometria facial, processo totalmente on-line e essencial para identificação do aluno no validador do transporte.
Para alunos da rede pública, a emissão da carteirinha é totalmente gratuita.
Fortalecer a mobilidade
O Passe Livre Todo Dia integra um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento do transporte público de Fortaleza. Entre as iniciativas já implementadas estão a renovação da frota com novos ônibus climatizados e acessíveis, a ampliação da climatização dos veículos, a implantação dos Abrigos Amigos, o reforço da segurança por meio do Centro Integrado de Videomonitoramento de Fortaleza (CIVFor), além da criação e ampliação de linhas e do fortalecimento da integração nos terminais da cidade.

