Home Cidade Prefeito assina ordem de serviço para reforma do Mercado São Sebastião

Prefeito assina ordem de serviço para reforma do Mercado São Sebastião

10 min read
0
0
112

O prefeito de Fortaleza José Sarto assinou, nesta sexta-feira (24), ordem de serviço para a reforma do Mercado São Sebastião. Com investimentos de cerca de R$ 1 milhão, a obra prevê a requalificação e modernização da estrutura do equipamento. As intervenções serão executadas pela Secretaria da Gestão Regional (Seger) e devem ser concluídas no prazo de seis meses.

Durante o ato de assinatura da ordem de serviço, Sarto destacou a importância cultural do Mercado São Sebastião para o povo fortalezense e apontou que as obras de requalificação serão realizadas com o intuito de atender demandas prioritárias de comerciantes e usuários do espaço.

“O Mercado São Sebastião tem uma forte tradição em Fortaleza. É um espaço que eu frequento, assim como muitas outras pessoas, sendo um ponto histórico, turístico e gastronômico. Essas reformas acontecem após a interlocução com a população e com a associação de permissionários, então estamos atendendo uma demanda muito desejada”, relatou o prefeito Sarto.

No local, serão realizadas a manutenção do sistema de proteção contra incêndios; reforma da cobertura metálica, esquadrias e nova pintura do bloco C; pavimentação e sinalização do estacionamento da unidade, além da reforma e manutenção das rampas dos passeios externos.

Arcelino Lima, secretário executivo da Seger, também salientou que as reformas têm por objetivo atender demandas requeridas pelos permissionários, visando melhorar a estrutura de atendimento e de serviços.

“Essas reformas vêm para atender um pleito antigo dos comerciantes e usuários do mercado. Iremos, prioritariamente, refazer as cobertas metálicas e instalações elétricas e de incêndio, uma vez que os comerciantes apontaram que esses eram os pontos de maior problema durante o período de chuvas. Estudamos também, no futuro, estender essas reformas para os demais pavilhões”, informou o secretário.

Firmo Bezerra, administrador do Mercado São Sebastião, afirmou que “as reformas são de fundamental importância, pois é necessário um cuidado contínuo desse espaço, que foi reinaugurado há 25 anos”. “Serão obras pontuais, que não afetaram o andamento do comércio, o objetivo é valorizar ainda mais o mercado e também o cliente que nos visita. O prefeito nos deu sua palavra de que o Mercado São Sebastião seria reformado e está aqui, hoje, cumprindo sua promessa”, informou Firmo.

As intervenções têm como objetivo proporcionar melhores condições de trabalho aos permissionários e mais conforto aos clientes. Além disso, a modernização do equipamento também chega como incentivo para o desenvolvimento turístico e econômico de um dos mais tradicionais mercados de Fortaleza.

De acordo com o vice-presidente da associação de lojistas do Mercado São Sebastião e permissionário de uma loja de balas, Renan Ferreira, “essa reforma vem em boa hora. Nós repassamos as nossas necessidades, que já tínhamos há um bom tempo, e agora conseguimos as obras”.

Ronaldo Fontenelle, comerciante de frutas e verduras, também comemorou a realização das formas do mercado. “Essas são ações que queríamos há muito tempo, pois precisamos de uma segurança maior. Elas vêm só para somar, para que possamos prestar um serviço de qualidade para nossos cleintes”.

O valor investido para a reforma do Mercado São Sebastião advém de recursos do tesouro municipal e de emenda parlamentar repassada pelo deputado federal André Figueiredo. O deputado celebrou a assinatura da ordem de serviço e também ressaltou a importância do Mercado São Sebastião para a capital cearense.

“O Mercado São Sebastião é o coração de Fortaleza. Nós temos aqui um polo, desde a praça de alimentação, ao comércio de frutas, peixes e carnes; que atrai as pessoas da capital e de outras cidades. Nós vimos que a reforma era necessária e, falando com o prefeito Sarto, liberamos os recursos federais para viabilizar a obra”, comentou André Figueiredo.

Mercado São Sebastião

O Mercado São Sebastião, localizado atualmente na Rua General.Clarindo de Queiroz, no Centro de Fortaleza, é um equipamento público de valor histórico para a cidade, cuja concepção está datada de 1897. Primeiramente, o espaço estava situado onde hoje é a Praça Waldemar Falcão, também no Centro. Em 1997, um novo projeto foi idealizado pelo arquiteto cearense Fausto Nilo.

Atualmente, com mais de 400 boxes distribuídos em três blocos, o Mercado São Sebastião se consolidou como um dos principais centros de distribuição de alimentos da cidade. O espaço é procurado para a compra de frutas, verduras, carnes, peixes, frutos do mar, plantas e vestuário.

Além do comércio desses itens, o Mercado São Sebastião também atrai fortalezenses e turistas por ser referência na culinária regional, com restaurantes que oferecem pratos tipicamente nordestinos.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × dois =

Verifique também

Inscrições para Enem 2024 começam nesta segunda-feira, dia 27 de maio

A inscrição é feita através da Página do Participante do Enem, com CPF do estudante e senh…