Home Economia Preço do maracujá tem queda de 33,3% na Ceasa em Maracanaú

Preço do maracujá tem queda de 33,3% na Ceasa em Maracanaú

3 min read
0
0
142

O maracujá apresentou uma queda de 33,3% em seu preço no comparativo entre os meses de junho e julho deste ano. “Ele chegou a custar R$ 8,00/kg e agora está sendo comercializado a R$ 6,00/kg. A produção do Ceará se destaca nos dois meses, com maior oferta vinda de Guaraciaba do Norte, Tianguá e Ubajara, além de Ipu, municípios que contribuem com a boa quantidade de maracujá ofertado no mercado local,” destaca Odálio Girão, analista de mercado da Ceasa-CE.

Segundo o Sistema de Informações de Mercado da Ceasa-CE (Sima), o volume ofertado e comercializado no mês de julho deste ano foi de 1.117,6 toneladas, bem maior que o de junho, que alcançou um volume de 787 mil toneladas. O crescimento da oferta de julho em relação a junho de 2022 ultrapassou 41,91% a mais do volume ofertado no mercado local.

Segundo Girão, para complementar essa quantidade do fruto comercializado, resultado das boas colheitas na Serra da Ibiapaba, a grande Fortaleza também contribui para o aumento da oferta do produto no mercado local, com o maracujá vindo dos municípios de Aquiraz, Guaiúba e Maranguabe, mas em quantidades bem menores. “Municípios do Baixo Jaguaribe, como Limoeiro do Norte e Russas, e do Cariri, como Penaforte e Jati, também tiveram uma boa contribuição do fruto nesses meses de ofertas,” destaca Girão.

O maracujá vem também de outros Estados, principalmente de Pernambuco, dos municípios de Petrolina, Salgueiro e Petrolândia, e da Bahia, de Juazeiro, Barra da Estiva e Contendas do Sincora. “Porém, a quantidade que vem do Ceará é bem superior a que vem de outros Estados,” explica Girão.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Economia

Deixe um comentário

Verifique também

Papamóvel será transformado em unidade de saúde para crianças em Gaza

O veículo utilizado pelo papa Francisco, popularmente conhecido como papamóvel, será trans…