Home Segurança Policiais participam de Capacitação para Prevenção a Intolerância Religiosa, Racial e Gênero

Policiais participam de Capacitação para Prevenção a Intolerância Religiosa, Racial e Gênero

4 min read
0
0
116

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, entre os dias 07 e 09 de novembro, o primeiro Curso de Capacitação para Prevenção a Intolerância Religiosa, Racial, de Gênero e Orientação Sexual para delegados, inspetores e escrivães da Polícia Civil do Ceará.

As aulas aconteceram de forma remota, pela plataforma Google Meet, e foram ministradas pela delegada Flávia Fonseca e inspetor Renan Spindola, do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV) da Polícia Civil do Ceará (PCCE) e pela Delegada Ângela Maria dos Santos, que é chefe da Delegacia de repressão aos crimes de discriminação do Distrito Federal.

De acordo com o Plano de Ação Educacional, o curso visa capacitar o profissional para o adequado atendimento às ocorrências nas quais intolerância religiosa, racial, de gênero e orientação sexual é o fato causador. Além de repassar os mecanismos legais e ferramentas institucionais de combate para estes tipos de crimes provocados pelo ódio e intolerância.

Foto: Governo do Ceará

“Essa capacitação demonstra como é que o policial deve agir, não só na investigação, mas também no seu comportamento, evitando preconceitos, evitando falas, que não venham a condizer com o respeito e a dignidade da pessoa humana. Então, iniciativas desse quilate são absolutamente importantes não só para o desiderato das investigações, mas também como deve ser a identificação das pessoas, a forma e procedimento como deve se comportar os policiais, fortalecendo o trabalho da Polícia Civil do Estado do Ceará perante toda a sociedade”, pontuou o Orientador da Célula de Ensino Civil e Integrado (Ceci), delegado Demóstenes Cartaxo.

Temas como a Visão Geral da Sociedade atual e instituições de defesa aos direitos da população LGBTQIAPN+; Crime de Homotransfobia equiparado ao crime de racismo; Racismo Estrutural e Racismo Recreativo; Racismo Religioso e discurso de ódio; Manual antiracista e ação das instituições públicas integram a matriz curricular da capacitação.

Atendimento Especializado

A Polícia Civil do Ceará possui um departamento voltado exclusivamente para o atendimento de vítimas mais vulneráveis. São vinculadas ao Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis da (DPGV) as Delegacias de Defesa da Mulher (DDM), a Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa), a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), a Delegacia de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (DPIPD) e a Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Segurança

Deixe um comentário

Verifique também

Pousada cearense recebe prêmio na categoria “Sustentabilidade” do Circuito Elegante 2024 e reforça liderança no turismo consciente

Em reconhecimento ao seu compromisso com a gestão ambiental no setor hoteleiro, o Rancho d…