Home Entretenimento Policiais e bombeiros militares lançam coletânea na XIV Bienal do Livro do Ceará

Policiais e bombeiros militares lançam coletânea na XIV Bienal do Livro do Ceará

7 min read
0
0
112

A XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará contará, neste sábado (12), com o lançamento de dez livros da série “Segurança Pública, Direito e Justiça Brasileira”. O evento ocorre na Sala 05 do Mezanino 1 do Centro de Eventos do Ceará, às 16h30, e reúne bombeiros e policiais militares interessados em debater, com a população cearense, ideias e o próprio histórico das Forças de Segurança no Estado.

“A proposta é tornar público o conhecimento científico, como teses, dissertações, monografias e coletâneas de artigos, desenvolvidas por brasileiros e estrangeiros vinculados, ou não, a uma instituição de Ensino Superior”, esclarece um dos organizadores da série lançada pela editora Via Dourada, o tenente da Polícia Militar do Ceará (PMCE) Estanislau Bié.

Com 34 títulos já lançados, desde 2017, a série atual apresenta livros voltados a análises e reflexões sobre Segurança Pública, heráldica militar, estratégia de prevenção de incêndios, funcionamento da Ouvidoria da PMCE, dentre outros temas.

“São publicações que visam a reinvenção organizacional, a avaliação de estratégias, a inovação e aplicação de novas tecnologias, a ética, formação e deontologia profissional e a governança corporativa”, complementa Bié.

Relembrando histórias e marcos

“Em Soldados do Fogo, contamos a história de uma corporação que traz como lema ´Vidas e Riquezas Alheias a Salvar´. A história de uma instituição de bravos e heróis, de 1864 até os dias atuais”, apresenta o autor da obra, o coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Marco Aurélio Melo. Segundo ele, as vítimas do Edifício Andrea ganham um capítulo especial na publicação.

Foto: Ascom SSPDS

Já em sua segunda obra, publicada nessa série, “Armas e brasões dos militares estaduais do Ceará”, traz como proposta apresentar distintivos, brevês, medalhas e brasões das corporações militares, CBMCE e PMCE, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e do Governo do Ceará. “É um resgate histórico das nossas instituições”, descreve o coronel Marco Aurélio Melo.

Estreia na Bienal

Quem estreia nesta Bienal publicando livro é o sargento Germano Fábio Miranda Chrisóstomo, da Ouvidoria da Polícia Militar. “Para mim, é uma grata satisfação a oportunidade de expor minha experiência profissional de mais de dez anos e um apanhado histórico da gestão da Ouvidoria da PMCE, por meio de indicadores e resultados, nessa coletânea que une diversos estudos acadêmicos”, testemunha prometendo ainda escrever um livro sobre os 20 anos da Ouvidoria da PMCE.

Foto: Ascom SSPDS

“É preciso destacar e fazer com que as pessoas saibam que a Ouvidoria é um instrumento de gestão que contribui para a melhoria dos serviços públicos. Por excelência, a Ouvidoria é uma garantia constitucional de direitos fundamentais e, a partir do fortalecimento dela, teremos igualmente um fortalecimento também da nossa Democracia”, completa.

Programação

A XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará ocorre entre 11 a 20 de novembro no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O evento, uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, traz como tema “De toda gente para todo mundo” e oferece uma ampla e diversa programação gratuita para a população em diversos ambientes, com atrações de natureza artística e literária.

Como nas edições anteriores, a Feira de Livros ocorre no andar térreo e contempla estandes institucionais, praças de convivência, praças de alimentação, café literário e sala exclusiva para autores e convidados, dentre outros espaços. Os objetivos-chave do evento são a promoção da política pública de acesso ao livro e a leitura e o fomento a editoras e autores, veteranos, novos e independentes.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Entretenimento

Deixe um comentário

Verifique também

Após fraude no INSS, Lupi pede demissão do Ministério da Previdência

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, acertou sua saída do cargo, nesta sexta-feira (2),…