Home Geral PecNordeste 2022: governadora Izolda Cela defende parceria para o desenvolvimento agropecuário no Ceará

PecNordeste 2022: governadora Izolda Cela defende parceria para o desenvolvimento agropecuário no Ceará

9 min read
0
0
93

A governadora Izolda Cela participou, na manhã desta quarta-feira (29), da abertura do 25° Seminário Nordestino de Pecuária (PecNordeste 2022), maior evento do agronegócio do Nordeste, que ocorre até 1° de julho, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O PecNordeste volta a ser realizado de forma presencial nesta edição, que discute sobre geração de negócios, sustentabilidade ambiental e inovação científica.

“Esse evento destaca todo o vigor, esforço e a batalha de muitos nessa área, que é um dos pilares importantes do setor produtivo, que aqui mostra sua força. Evento para trazer reflexões e trocas de conhecimentos para promover a produção agropecuária em nosso estado e no Nordeste”, destacou Izolda Cela.

O evento é uma realização da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec); do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará (Senar-CE); do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE); e dos Sindicatos Rurais; com apoio de instituições parceiras públicas e privadas. A co-realização é do Instituto. O objetivo é capacitar produtores rurais, estudantes e micro e pequenas empresários do setor.

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), apoia o evento. Um stand com serviços da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) e do Programa Cientista-Chefe está aberto ao público.

A chefe do Executivo estadual falou sobre a importância da parceria para fortalecer o setor. “Nós não fazemos nada sozinhos. Precisamos da força e do comprometimento daqueles que estão em suas áreas. Coloco o governo estadual nessa corrente, com destaque para a Sedet. Registro a importância de que tenhamos a ação de complementaridade para promover, apoiar e dar suporte aos produtores rurais”, afirmou Izolda Cela.

Nesse sentido, a gestora citou algumas ações capitaneadas pelo Estado para melhorar o ambiente de negócio e reduzir as desigualdades. “Temos o compromisso de universalizar a Regularização Fundiária. Também desenvolvemos ações de formação de capital humano, além dos aspectos relacionados à infraestrutura nas áreas de Segurança Hídrica, como o Malha D’água. No momento de transição energética, o Ceará se projeta com produção de energia renovável e o Hidrogênio Verde. O Estado empreende esforços em diversas frentes para fazer avançar o Ceará resiliente, de gente valorosa”.

Foto: Governo do Ceará

“Vamos receber mais de dez mil pessoas no evento. Vamos servir ao produtor desse estado. Os bons frutos e as boas parcerias são bem-vindas. Nós queremos vida melhor para o produtor rural. Queremos parcerias para melhorar a vida do homem do campo”, disse Almícar Silveira, presidente da Faec.

Também participaram da abertura, representando a Fiec, José Antunes Mota, presidente do Sindlacticinios; o titular da Sedet, Maia Júnior; a secretária do Desenvolvimento Agrário, Ana Teresa Carvalho; o secretário-Chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; o presidente da Adece, José Rabelo do Amaral; a presidente da Adagri, Vilma Freire; e outras autoridades e executivos.

A Feira Internacional da Fruticultura e Horticultura (Ceará Fruit) também está sendo realizada dentro da programação do PecNordeste 2022.

Foto: Governo do Ceará

Homenagem

Na oportunidade, também foi concedida a Medalha do Mérito Rural Prisco Bezerra (2020-2022) a Silvio Carlos Ribeiro, secretário-executivo do agronegócio (Sistema Sedet); Silvio Ramalho Dantas, liderança classista; José Wally Mendonça Menezes, reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE); desembargador Francisco José Gomes (Tribunal Regional do Trabalho); Rita Luiza Marinho Grangeiro, produtora rural; Eduardo Diogo, diretor do Sebrae Nacional.

A comenda foi instituída pela Faec e visa promover o reconhecimento de pesquisadores, políticos e lideranças de produtores que promovem o desenvolvimento da agropecuária, por meio de sua obra e ou atuação.

Foto: Governo do Ceará

Programação

Durante o PecNordeste 2022, o público vai poder conferir palestras, mesas redondas e oficinas que abrangem os segmentos do agronegócio: Agroindústria, Apicultura, Aquicultura e Pesca, Avicultura, Bovinocultura de corte e de leite, Cajucultura, Caprinovinocultura, Equinocultura, Fruticultura, Floricultura e Suinocultura.

A programação conta, ainda, com a III Mostra de Trabalhos Científicos, que tem o intuito de incentivar a pesquisa e a apresentação de novas tecnologias no agronegócio.

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 2 =

Verifique também

História do castelo construído como prova de amor em Fortaleza é contada em livro

O enredo dessa história está narrada no livro “Castelo do Plácido – Apogeu e Destruição, 5…