Home Geral Pecém é premiado como o terminal portuário de melhor desempenho ambiental do Brasil

Pecém é premiado como o terminal portuário de melhor desempenho ambiental do Brasil

6 min read
0
0
118

O Porto do Pecém, equipamento gerido pelo Complexo do Pecém (CIPP S/A), foi premiado na noite dessa quinta-feira (10) como um dos três melhores terminais portuários do Brasil no “Índice de Desempenho Ambiental” (IDA), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). O porto cearense foi reconhecido com o 1° lugar na categoria “Maior Índice Desempenho Ambiental – Terminal de Uso Privado”.

A cerimônia de entrega do Prêmio ANTAQ 2022 foi realizada no Clube Naval de Brasília, na capital federal. Além do Porto do Pecém, também concorreram ao prêmio os seguintes terminais: Porto Itapoá Terminais Portuários/SC; Terminal da Ilha Guaíba – TIG/RJ; Terminal Marítimo de Ponta da Madeira/MA (2° lugar); e Terminal Portuário Privativo da Alumar/MA (3° lugar).

Foto: Ascom CIPP

ANTAQ 22

Categoria: “Maior Índice de Desempenho Ambiental – Terminal de Uso Privado”

1° lugar – Terminal Portuário do Pecém/CE

2° lugar – Terminal Marítimo de Ponta da Madeira/MA

3° lugar – Terminal Portuário Privativo da Alumar/MA

O certificado e o troféu foram entregues pelo ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio; pelo diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery; pelo secretário nacional de portos e transportes aquaviários, Mário Povia; e pelo secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Bruno Eustáquio. A diretora de relações institucionais, Rebeca Oliveira, participou da cerimônia e representou o presidente do Complexo do Pecém (CIPP S/A), Danilo Serpa.

“Em 2015, o Porto do Pecém ocupava o 17° lugar nesse mesmo ranking. Por isso, o sentimento é de muito, muito entusiasmo. Chegamos ao primeiro lugar de um prêmio que é referência no setor aquaviário brasileiro! Quando assumi a gestão do Pecém, assumi também compromisso com o Ibama para melhorar a relação do nosso terminal com o meio-ambiente. E assim fizemos, pois estamos alinhados com as mais modernas práticas de ESG. E esse resultado só nos dá a certeza que convivemos em perfeita harmonia com o meio-ambiente. Sustentabilidade é também o nosso negócio, pois temos um porto-verde, pois é aqui que estamos desenvolvendo um HUB de hidrogênio verde. Minha gratidão a toda nossa equipe por mais esse histórico resultado”, celebra Danilo Serpa – presidente do Complexo do Pecém (CIPP S/A).

ANTAQ – Histórico 2015/2021

Categoria: “Maior Índice de Desempenho Ambiental – Terminal de Uso Privado”

Porto do Pecém

2015 – 17° lugar

2016 – 12° lugar

2017 – 9° lugar

2018 – 4° lugar

2019 – 5° lugar

2020 – 3° lugar

2021 – 1° lugar

O Prêmio ANTAQ tem como objetivo reconhecer e estimular as melhores práticas e ações que contribuem para a melhoria da prestação de serviços de transportes aquaviários à sociedade pelas empresas de navegação e instalações portuárias reguladas pela agência. A premiação visa, também, fomentar a pesquisa e a produção técnico-científica, além de disseminar as boas práticas relacionadas à operação e a gestão do setor.

Desde a sua primeira edição, o evento reforça o compromisso da ANTAQ em valorizar o modal aquaviário e estimular a produção e disseminação de conhecimento em prol do desenvolvimento de um dos segmentos de maior importância para o crescimento econômico do país e do setor aquaviário brasileiro. Nesta edição do Prêmio foram consideradas, ainda, iniciativas que objetivam o atendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), bem como introduzam critérios ESG (environmental, social and governance).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Geral

Deixe um comentário

Verifique também

Pousada cearense recebe prêmio na categoria “Sustentabilidade” do Circuito Elegante 2024 e reforça liderança no turismo consciente

Em reconhecimento ao seu compromisso com a gestão ambiental no setor hoteleiro, o Rancho d…