
O Papa Francisco precisa “reaprender a falar” após terapia com oxigênio de alto fluxo, afirmou o cardeal Víctor Manuel Fernández nesta sexta-feira (21). A informação é da Reuters.
“O papa está indo muito bem, mas o oxigênio de alto fluxo seca tudo. Ele precisa reaprender a falar, mas sua condição física geral é a mesma de antes”, disse Fernandez.
Papa Francisco está internado no hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro, após um surto de bronquite que piorou e se transformou em pneumonia em ambos os pulmões. Esta é a ausência mais longa de Francisco desde o início do seu papado, em março de 2013.
Na atualização da saúde do pontífice divulgada nessa sexta-feira, o Vaticano informou que a condição do papa permaneceu estável com “pequenas melhorias na respiração e mobilidade”.
Além disso, o comunicado ressaltou que Francisco não usou ventilação mecânica para ajudar a respirar à noite desde segunda-feira (17), mas estava recebendo oxigênio por meio de uma pequena mangueira sob o nariz na maior parte do tempo. Ainda não há previsão de alta.