Home Segurança Operação Carnaval 2024: Samu 192 Ceará intensifica atendimento no período

Operação Carnaval 2024: Samu 192 Ceará intensifica atendimento no período

7 min read
0
0
19

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará montou a Operação Carnaval 2024 para intensificar as ações no período do feriadão. Todo o efetivo estará mobilizado para atender à população que necessite de algum atendimento.

As ambulâncias ficarão em locais estratégicos nas principais rodovias do estado, tanto na BR-222, na BR-116 e na BR-020 quanto nas CEs-040, 060, 135, 356, 265, 187, 371 e 311. A ideia é atender com mais atenção aos locais com grande fluxo de veículos e eventos com aglomeração de pessoas.

A logística visa garantir resposta mais rápida às emergências e otimizar o atendimento em possíveis incidentes durante as festividades. Ao todo, o órgão conta com 121 Bases de Apoio e 166 transportes, sendo três de resgate aeromédico, 29 Unidade de Suporte Avançado (USAs), 131 Unidades de Suporte Básico (USB) e três motolâncias.

O diretor técnico do Samu 192 Ceará, Luciano Quental, lembra que o ideal é não precisar acionar o serviço, prevenindo os acidentes: “por isso, é preciso moderar o consumo de álcool, manter-se hidratado, usar protetor solar e roupas confortáveis, conhecer os limites pessoais e respeitar os outros durante a diversão”, reforça.

Ele também observa que é importante não misturar direção e bebida e ter cuidado nas estradas. “Obedecer às regras de trânsito é crucial para prevenir acidentes e garantir a segurança de todos, evitando situações que gerem perigo à vida. Foliões, divirtam-se com responsabilidade”, aconselha.

Em 2023, o Samu 192 Ceará atendeu 1.015 ocorrências entre a sexta-feira e a quarta-feira de cinzas

Atendimento 24 horas

O Samu Ceará cobre 183 dos 184 municípios do Estado. O Serviço pode ser solicitado para ocorrências consideradas de urgência ou emergência: acidentes automobilísticos, suspeitas de acidente vascular cerebral (AVC), infarto, crises hipertensivas, afogamentos, choque elétrico, queimaduras graves, engasgos, intoxicação ou envenenamento, crises psiquiátricas, agressões por arma de fogo ou arma branca, falta de ar intensa, transferência inter-hospitalar de doentes graves, dentre outras.

Atualmente, o órgão possui três Centrais de Regulação das Urgências (CRU): a CRU Eusébio, regulando as Regiões de Saúde de Fortaleza, Litoral Leste/Jaguaribe e Sertão Central; a CRU Juazeiro do Norte, que regula a Região de Saúde do Cariri; e a CRU Sobral, atendendo à Região de Saúde de Sobral.

Reunião Operação Carnaval

O secretário-executivo de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional, Lauro Perdigão, fez a abertura do encontro, no último dia 29 de janeiro – Foto: Iza Machado/Governo do Ceará

No último dia 29 de janeiro, foi realizada a reunião de alinhamento da Operação Carnaval 2024. Gestores da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e da Segurança Pública do Estado, assim como da Polícia Rodoviária Federal, estiveram presentes para discutir o Plano. O secretário executivo de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional da Sesa, Lauro Perdigão, fez a abertura do encontro.

Para a coordenadora de Atenção a Rede de Urgência e Emergência da Sesa, Eva Baía, “a importância desse encontro foi estabelecer uma organização adequada do setor saúde, e promover assistência em situações de risco e agravos à população no atendimento de urgência e emergência”, pontua.

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Segurança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − 6 =

Verifique também

Arquidiocese de Fortaleza realiza a 13ª Caminhada Penitencial

A tradicional procissão iniciará com Missa, às 7h, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senh…