
Com a chegada das férias, é preciso tomar alguns cuidados com a saúde. Além de aumentar a ingestão de líquidos e usar protetor solar, a visão também pede atenção redobrada. Maior exposição ao sol, vento e calor, por exemplo, pode trazer alguns problemas para os olhos.
Ficar ao sol no período de maior incidência de raios solares, de 10h às 16h, pede uso de chapéu ou boné para proteger a visão, além de óculos de sol. O item falsificado ou de baixa qualidade, sem proteção contra os raios ultravioleta (UV), pode acarretar queimaduras oculares.
Outra situação bastante comum durante as férias é a diversão na piscina. Nesse ambiente, o cloro pode entrar em contato com os olhos e causar irritação. A dica é lavá-los com água abundante e, em caso de piora, procurar um oftalmologista”, aponta o Dr. Giuliano Veras, médico oftalmologista e membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
Também é indicado trocar a lente de contato pelos óculos na ida à praia ou ao clube com piscina. “Além disso, evite abrir os olhos na água, preferindo o uso de óculos adequados para tal”, complementa Veras.
Com as férias escolares, a ocasião é ideal para a realização de exames, como forma de prevenir e diagnosticar doenças como conjuntivite, catarata e pterígio. Com mais tempo livre, toda a família pode ir ao médico e agendar exames para renovar a saúde ocular.