Home Saúde Nutricionista dá dicas para curtir o Carnaval de forma mais equilibrada

Nutricionista dá dicas para curtir o Carnaval de forma mais equilibrada

4 min read
0
0
28

O Carnaval está chegando e, para garantir que a festa seja um período de mais alegrias que preocupações, é importante adotar hábitos saudáveis antes, durante e depois do evento. O professor de Nutrição do Centro Universitário Christus (Unichristus), Alexandre Danton, enumera alguns cuidados a serem tomados com a alimentação para preservar a saúde e aproveitar ao máximo essa temporada festiva.

A preparação é um dos pontos mais importantes. Antes da folia, é preciso manter uma hidratação adequada e o consumo de alimentos ricos em nutrientes, especialmente carboidratos, para sustentar o corpo durante o período em que pode haver uma pausa nas refeições. Já durante as festas, é indicado moderação no consumo de bebidas alcoólicas, aliado a uma hidratação constante, dado o aumento da movimentação e a sudorese intensa do corpo.

“O foco deve ser evitar alimentos fritos e gordurosos, comuns nas barracas de rua. Dê preferência a refeições balanceadas, como sanduíches, cuscuz e tapiocas recheadas com opções proteicas como frango, carne e ovos. A hidratação deve continuar para repor eletrólitos perdidos, por isso, leve sempre com uma garrafinha de água com você”, destaca o nutricionista.

Outra dica de Alexandre é pensar nas refeições pós-festa com antecedência, se possível deixando um lanche pronto em casa. Para quem busca opções saborosas, ele sugere sanduíches gelados com frango e requeijão, torradas com queijo e banana amassada com leite em pó.

“Opte, se possível, por fazer refeições em casa. Evite alimentos ricos em gordura ou açúcares, lendo com atenção os rótulos e ingredientes dos alimentos. Planejamento é tudo, então programar seu dia seguinte, principalmente em relação às refeições, vai te ajudar muito”, completa. Seguindo essas recomendações, é possível aproveitar o Carnaval com muito mais energia, saúde e sabor.

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − dez =

Verifique também

Ceará registra abertura de mais de 100 mil pequenos negócios em 2023, revela Sebrae

O Ceará encerrou o ano de 2003 registrando a abertura de 105.740 pequenos negócios. É o qu…