Home Cidade Novos 14 veículos e quatro drones são entregues para fortalecer ações de Defesa Animal e Vegetal no Ceará

Novos 14 veículos e quatro drones são entregues para fortalecer ações de Defesa Animal e Vegetal no Ceará

5 min read
0
0
21

Presente em todas regiões do estado, a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), recebeu 14 novos veículos e quatro drones para fortalecer ações de Defesa Animal e Vegetal. O governador Elmano de Freitas entregou a nova frota na manhã desta sexta-feira (26), durante evento no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

Segundo o governador, a aquisição dos veículos e equipamentos representa mais investimento para o fortalecimento da Agência e segurança para a produção cearense.

“É um passo inicial para o fortalecimento da Adagri no Ceará. Só faremos isso com profissionais, melhores condições de trabalho, recuperação dos escritórios, veículos, drones. Isso faz com que aquele animal que entra no Ceará passe no posto de fiscalização, que não represente um risco de doença, assim como os vegetais”, garante Elmano de Freitas.

Foto: Thiago Gaspar/Casa Civil

A melhoria nas condições de fiscalização para atender a demanda crescente dos produtores cearenses permite, ainda, a qualificação dos produtos, ampliando a entrada em mercados do Brasil e Exterior. É o que ressalta o secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho.

“Nesse fortalecimento, há a possibilidade de a Adagri construir selos e qualificações e certificações que possam permitir aos nossos produtores ampliar o seu mercado. Isso significa mais produção, mais emprego e renda”, conclui.

O presidente da Adagri falou sobre a importância da renovação da frota, adquirida por meio de contrato de locação. “Isso vai dar um aporte muito importante. Os novos carros são a diesel, 4×4, com seguro total”, acrescentou.

Os veículos vão possibilitar maior segurança no deslocamento de profissionais como Hermeline Quirino, supervisora da Região do Maciço de Baturité.

“Em nossa região trabalhamos com 11 municípios localizados no sertão e na serra. Dentre os programas sanitários que trabalhamos junto aos produtores, estamos concluindo a vacinação contra a febre aftosa, na qual devem ser vacinados todos os bovinos e bubalinos até os 24 meses. No Maciço de Baturité, nosso índice de vacinação está em 97%, o que é muito bom”, comemora.

Mais tecnologia

O trabalho de campo também ficará mais ágil e efetivo com os quatro drones adquiridos. Os equipamentos são do modelo DJI mavic 2 enterprise advanced, com alta precisão de georreferenciamento e câmera infravermelho. Os drones serão distribuídos para a Grande Fortaleza, Vale do Jaguaribe, Cariri e Serra da Ibiapaba. A Adagri, em parceria com a empresa que fabrica os drones, realizou o treinamento de 12 operadores.

Foto: Thiago Gaspar/Casa Civil
Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 10 =

Verifique também

Circo Americano faz Espetáculo Inclusivo no próximo domingo (3)

Durante o show, as luzes do picadeiro e da plateia serão suavizadas, a trilha sonora será …