
O governo da Noruega anunciou, esta semana, a quarta chamada pública conjunta entre o país europeu e o Brasil para financiar pesquisas de empresas de ambos os países no campo da energia, mas pela primeira vez com foco no tema da transição energética.
A Noruega investirá 30 milhões de coroas norueguesas, equivalentes a R$ 13,5 milhões. O edital, ainda não divulgado no Brasil, contará com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), totalizando cerca de R$ 30 milhões.
A vice-ministra de Petróleo e Energia da Noruega, Astrid Bergmal, mencionou a estreita cooperação entre o Brasil e a Noruega em diversos campos relacionados à energia, como petróleo e gás offshore, bem como energia solar e eólica. Ambos enfrentam desafios semelhantes e a parceria busca encontrar soluções conjuntas.
Torkjell Leira, conselheiro de Ciência e Tecnologia da Noruega no território brasileiro, destacou que o Brasil é um país prioritário para o governo norueguês na área de pesquisa e inovação, e a chamada pública reflete o interesse da Noruega em impulsionar a transição energética.
Dos recursos destinados pela Noruega, metade será direcionada para projetos de tecnologia no setor de óleo e gás, e a outra metade será para projetos relacionados à transição energética e à descarbonização da economia.
A vice-ministra destacou a convergência de interesses entre os dois países na descarbonização e nas energias renováveis, mencionando projetos como eólica offshore, captura e armazenamento de carbono, hidrogênio e mineração em águas profundas.
Além disso, ressaltou o compromisso do governo norueguês com o hidrogênio como parte das soluções para combater as mudanças climáticas e a meta do país de atingir 30 gigawatts em energia eólica offshore até 2040.
Fonte: https://www.trendsce.com.br/